Em 1999 era fundado o Kings Maringá(no início era chamado de ‘basquete sobre rodas’) dentro do projeto de educação física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), através do Programa de Esportes Adaptados (PROAFA). O basquete de cadeira de rodas foi o primeiro esporte a ser praticado em Maringá, mas ainda de forma social e inclusivo com cadeiras de rodas comuns.
Durante os primeiros anos, poucas pessoas faziam parte das atividades e com o passar do tempo, mais adeptos com deficiência foram entrando no esporte. Em meados dos anos 2000, começaram a disputar torneios estaduais, alguns amistosos com equipes paulistas e as primeiras cadeiras (ainda que rústicas) confeccionadas para a finalidade.
Após certo tempo, esses mesmos atletas iniciam também a prática do Handebol e assim ao longo de mais de 25 anos de lutas, grandes momentos, títulos regionais, estaduais e nacionais o Kings se fortalece e se torna exemplo e vitrine para inúmeras pessoas e gerações de sonhadores, apaixonados e batalhadores, inspirando ainda, crianças, jovens e adultos.
Destaque
Marcelo Augusto da Silva Amaral está no projeto desde sua fundação. Ele é o atual vice-presidente do Kings e também coordenador, treinador, capitão e goleiro especialista da equipe de Handebol em Cadeira de Rodas.
Dentre os vários títulos de Marcelo, destaque para o 1º Mundial da modalidade, disputado no Egito em 2022, onde com a seleção Brasileira se sagrou campeão e foi eleito também, o melhor goleiro da competição, além de outras conquistas como 4 brasileiros com o próprio Kings Maringá. O Kings teve na edição do Mundial, quatro atletas convocados, Marcelo, Anderson, Guilherme e Jordean.
Próxima competição
O Kings Maringá vai disputar a 2ª Copa Sul de Handebol Cadeira de Rodas (HCR) 4A masculino entre os dias 15 e 17 de março em Marechal Cândido Rondon em evento organizado pela Assindamar (Associação da cidade sede do evento).