Maringaense Lauri Bittencourt comemora com antigos colegas de classe 50 anos de formação na Academia do Guatupê

Lauri Bittencourt

Lauri Cesar Bittencourt, após 22 anos na PM, foi trabalhar na advocacia, mas nunca deixou de atuar nos esportes Foto: Reprodução

Nesta semana que passou, um grupo de veteranos da Polícia Militar do Paraná se reuniu em Curitiba para comemorar os 50 anos de formação dos aspirantes da turma de 1973. O encontro foi marcado por fortes emoções. Alguns daqueles garotos, entre eles Lauri Bittencourt, que fez carreira em Maringá, que, após aprovados em vestibular, entraram com 18 anos de idade como cadetes na Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná, a Academia do Guatupê, em 1971, hoje todos por volta de 70 anos, não se viam há décadas e não contiveram as lágrimas ao encontrar amigos da mocidade e com quem fizeram carreira – em diferentes cidades – na PM do Paraná.

O major Lauri Cesar Bittencour fez toda sua carreira no 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM) de Maringá, onde foi assessor de Comunicação e diretor-geral de Esportes e criador das mais importantes corridas pedestres da cidade.

Depois de rever os velhos amigos, Lauri destaca que em 14 de dezembro de 1973 foram formados 34 oficiais. A turma era de 68, mas somente 34 foram aprovados no final do curso.

Assim que se formou, Lauri Cesar Bittencourt trabalhou um ano na PM de Curitiba, passando pelo Batalhão de Controle de Trânsito e Batalhão de Guardas e Companhia de Radiopatrulha, mas a parte principal de sua história foi em Maringá, onde chegou em outubro de 1974 e pertenceu ao 4º Batalhão por 22 anos, até ir para a reserva remunerada, passando então a exercer a profissão de advogado formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Como diretor geral de Esportes do 4º BPM, Lauri realizou eventos memoráveis e guardou seu nome na história como criador da Prova Rústica Tiradentes, hoje uma das mais importantes corridas de rua do Brasil. Ele coordenou 22 edições da Tiradentes, também criou a Olimpíada do 4º BPM, o Torneio Tiradentes de Futebol Suíço, a Maratona de Revezamento de Maringá (hoje denominada de Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima – Pare de Fumar Correndo!), criada em 2004.

 

Matéria originalmente publicada na edição impressa de 03.12.2023 de O Maringá

Sair da versão mobile