O engenheiro civil Leandro Vanalli, de 46, professor do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será o reitor da UEM pelos próximos quatro anos. Ele terá como vice-reitora a advogada Gisele Mendes de Carvalho, professora do Curso de Direito. A Chapa 1 – Coragem para Mudar disputou a eleição com outras três chapas e venceu, já no primeiro turno, com 78% dos votos dos docentes, 76% dos votos dos agentes universitários e 23% dos votos dos alunos.
A Universidade Estadual de Maringá realizou eleição nesta terça-feira, 16, com estudantes, professores e demais servidores do campus sede e das demais unidades da instituição no noroeste do Paraná.
A contagem dos votos aconteceu na tarde desta quarta-feira no Auditório do Diretório Acadêmico do Centro de Estudos Socioeconômicos, o Dacese, acompanhada por representantes de todas as chapas.
Para Vanalli, que já disputou a Reitoria da UEM anteriormente, a votação em sua chapa, superando a soma de todas as demais, mostra que a comunidade UEM entendeu a mensagem que propõe mudança na universidade.
“Não existe Chapa 2, existe a Universidade Estadual de Maringá, e a mensagem que apresentamos à comunidade foi elaborada a muitas mãos, representa a força do coletivo”, disse.
Posse em novembro
A classificação final ficou assim: em primeiro lugar a Chapa 2, Coragem para Mudar, que teve como candidato a reitor Leandro Vanalli e como candidata a vice-reitora Gisele Mendes de Carvalho; em segundo ficou a Chapa 4, Trabalho e Renovação, encabeçadas por Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, candidata a reitora, e Kerla Mattiello, candidata a vice-reitora; a Chapa 1, UEM IntegrAção, terminou em terceiro lugar tendo Luiz Carlos Gomes e Dennis Armando Bertolini, como candidatos a reitor e vice-reitor, respectivamente; e em quarto lugar a Chapa 3, UEM + VIVA, composta por Ednéia Regina Rossi Moraes, candidata a reitora, e Reinaldo Rodrigues Camacho, candidato a vice-reitor.
Foram computados 771 votos para a Chapa 1, correspondente a 479,2 pontos; 4.083 votos para a Chapa 2, que equivalem a 1.956,3 pontos; 669 votos para a Chapa 3, equivalente 322,2 pontos; e 1.475 votos para a Chapa 4, que corresponde a 725,3 pontos. A pontuação considera a proporcionalidade dos votos entre as três categorias dos eleitores.
Vanalli e Gisele serão empossadas no dia 10 de outubro, dando início à décima quarta gestão da Universidade, em um mandato de quatro anos.
Resumo das propostas da chapa
- A chapa Coragem para Mudar apresentou como propostas fortalecer a graduação, pós, extensão e cultura;
- investir na pesquisa científica, tecnológica e de inovação;
- gestão planejada e descentralizada;
- adotar política participativa e propositiva de ampliação e melhoria da infraestrutura nos campi;
- fortalecer e valorizar o Complexo de Saúde; gestão de pessoas com contratação de servidores;
- política estudantil de acolhimento e fortalecimento da formação profissional;
- colocar a UEM a serviço da comunidade para fortalecer sua visibilidade e formulação de propostas de políticas públicas