Leilão de réplicas da catedral vai beneficiar o maior projeto social de dom Jaime

Projeto Catedralzinha confecciona 100 obras de arte que serão leiloadas neste dia 26

réplicas da catedral

Todas as réplicas feitas pelo artista David Lopes são numeradas e autenticadas Foto: Divulgação

Dentro das comemorações alusivas ao Jubileu de Ouro da Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória, um evento vai leiloar 100 réplicas da catedral confeccionadas em peroba rosa que foi das paredes da primeira catedral de Maringá, demolida há 50 anos, logo após a inauguração do templo atual. Todo dinheiro arrecadado será destinado ao Núcleo Social Papa João XXIII, criado pelo primeiro bispo de Maringá, dom Jaime Luiz Coelho, que construiu moradias para famílias pobres com a madeira retirada da catedral.

O projeto, iniciado poucos dias após a inauguração da Basílica, foi considerado pelo próprio dom Jaime como seu mais importante projeto social, que já ofereceu moradia para mais de mil famílias.

O leilão acontece no próximo dia 26 no Centro de Eventos Moinho Vermelho e o valor de cada peça será definido no momento. Todas as peças, confeccionadas artesanalmente pelo artista e restaurador David Lopes, são numeradas e acompanhadas por um certificado de autenticidade registrado em cartório e com assinatura de um perito, devendo, por exemplo, a réplica n° 1 alcançar um valor especial. E quem arrematar qualquer das réplicas terá o nome escrito para sempre em uma placa de bronze que será instalada na Catedral.

 

Mais uma do Rotary Colombo

O Projeto Catedralzinha é uma iniciativa do Rotary Club de Maringá Colombo, consiste em eternizar a imagem da igreja com as obras de arte, além de eternizar os nomes dos compradores que irão beneficiar o Núcleo Social. Segundo o membro do Rotary, Marlos Almeida, “as esculturas são peças únicas, de grande valor sentimental para os pioneiros, cultural e religioso para todos os maringaenses, feitas exclusivamente em comemoração aos 50 anos da Catedral e 65 anos da arquidiocese de Maringá. Obras que vão ficar na memória da nossa cidade por muitas gerações”, afirmou Almeida.

A madeira da antiga catredral continuou seu papel social em moradias para os pobres Foto: Arquivo

O Rotary Colombo é um dos mais importantes parceiros do Núcleo Papa João XXIII, já realizou várias promoções para arrecadar fundos para a obra social e quando as casinhas de madeira foram reconstruídas em alvenari, os voluntários Rotary foram responsáveis pela construção de quase um terço das moradias.

Outras informações no site https://projetocatedral.com.br. As reservas de convites para o leilão podem ser feitas nos telefones (44) 3265-5338 e (44) 99925-7874.

 

Veja também

Na Expoingá, a fã Rayane, a dupla Israel e Rodolffo e uma história com sabor de Batom de Cereja

 

Sair da versão mobile