O Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo, segundo o WWF, o Fundo Mundial para a Natureza, atrás somente dos Estados Unidos, China e Índia. Mas como fazer a logística reversa e encontrar oportunidades de negócios em meio a 80 milhões de toneladas de resíduos produzidas anualmente no país? Estes serão alguns dos tópicos discutidos por especialistas num curso que será realizado gratuitamente pela Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Paraná (Aprogeo-PR) em parceria com o Crea Paraná.
Online, o curso terá seis módulos e será uma oportunidade para aprender sobre logística reversa de sólidos, inclusive eletroeletrônicos, e o Plano Nacional de Resíduos, conforme a lei 12.305/2010.
Com aulas ao vivo e gravadas, o curso terá 40 horas e pode ser feito por qualquer pessoa interessada no assunto, mas é especialmente indicado para profissionais e estudantes de Engenharia, Agronomia, Geociência, Educação e áreas afins.
Todos os módulos, cuja carga varia de uma a dez horas, terão testes para verificação do conhecimento adquirido. Por isso, os cem participantes que tirarem as melhores notas receberão certificado impresso – o restante receberá certificado digital. Será utilizada uma plataforma exclusiva, possibilitando também esclarecer as dúvidas por meio de fórum, tutor e nas aulas online ao vivo.
O início será em 16 de maio, quando será aberto o conteúdo do primeiro módulo sobre o Sistema Confea/Crea, ética e fiscalização. Em 18 de maio haverá a primeira live, com a participação de representantes do poder público, privado e do Crea para discutir o tema do módulo um, com mediação do geógrafo e presidente da Aprogeo, Jorge Luís Oliveira Campelo. Será às 19 horas, com transmissão pelo Facebook, YouTube e Linkedin da Aprogeo e interação com o público. Já o último módulo será em 20 de julho, também ao vivo.
Entre os palestrantes e especialistas que conduzirão as aulas estão o geógrafo Ricardo Albertin, que é doutor em Análise Ambiental pela UEM, consultor, auditor e perito ambiental; a engenheira ambiental Ana Paula de Sene, que é mestre em Engenharia Química pela UEM e especializada em programa ISO 14000, gestão de resíduos e efluentes; e a professora e engenheira ambiental Thaise Moser Teixeira, que é doutora em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Univali. “O curso oferece uma oportunidade única e de graça para que os profissionais entendam conceitos e como fazer a logísticas reversa na prática, detalhando cases, oportunidades e desafios”, explica o presidente da Aprogeo.
As inscrições estão abertas e devem ser feitas em https://pnrs1.aprogeopr.org.br/
Programação do curso de Logística reversa:
Módulo 1: Sistema Confea/Crea, ética e fiscalização
Módulo 2: Legislação ambiental, definições, princípios e instrumentos
Módulo 3: Logística reversa de retornáveis e eletroeletrônicos
Módulo 4: Instrumentos econômicos, indicadores e tecnologia
Módulo 5: Case de logística: eletroeletrônicos e retornáveis
Módulo 6: Economia circular: futuro e realidade