A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou a maior entrega de veículos da história. A aquisição de 26 carros e utilitários se somam à frota da instituição em 2025. O investimento total é de aproximadamente R$ 6 milhões, entre recursos próprios e aportes conquistados pela gestão junto à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Fundo Paraná.
“Tínhamos, até então, um passivo muito grande de veículos velhos e quebrados. Agora, por meio de recursos conquistados diante do governo estadual e também de investimentos próprios, estamos conseguindo renovar a frota de veículos de passeio e utilitários, como tratores e caminhonetes, importantes para os câmpus regionais, para nossas fazendas escola e para tantos projetos de pesquisa e extensão”, salientou o reitor, Leandro Vanalli.
A compra dos veículos priorizou modelos com melhor eficiência energética, o que resulta em economia de combustível, redução de custos operacionais e diminuição nas emissões de gases de efeito estufa. O objetivo da gestão é renovar toda a frota de veículos de passeio da UEM em 2025.
Os carros, caminhonetes e picapes adquiridos representam uma renovação de 70% na frota de veículos de passeio da UEM, gerenciada pelo setor de Garagem da Prefeitura do Câmpus (PCU). As aquisições contemplam o câmpus de Maringá, e os câmpus regionais da UEM em Cianorte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama.
Confira a relação de todos os veículos abaixo:
1 trator YTO – Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI)
1 trator YTO – Fazenda do Câmpus Regional do Noroeste (CRN), em Diamante do Norte
1 trator YTO – Centro de Treinamento em Irrigação (CTI)
1 trator YTO – Núcleo de Pesquisa Peixegen – Estação Experimental de Piscicultura de Floriano
1 trator YTO – Base do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) em Porto Rico
1 trator Mahindra – Parque Ecológico da UEM – Câmpus de Maringá
1 trator Mahindra – Fazenda do Câmpus Regional de Umuarama (CAU)
1 van de passageiros Renault – Núcleo de Pesquisa Peixegen – Estação Experimental de Piscicultura de Floriano
6 carros Renault Duster – Garagem da Prefeitura do Câmpus (PCU)
4 picapes Renault Oroch – Garagem da Prefeitura do Câmpus (PCU)
3 caminhonetes Ford Ranger – Garagem da Prefeitura do Câmpus (PCU)
1 Chevrolet TrailBlazer – Garagem da Prefeitura do Câmpus (PCU)
1 caminhonete Nissan Frontier – Garagem da Prefeitura do Câmpus (PCU)
Com os esforços da Reitoria e do Hospital Universitário (HU), também foram adquiridos, ao todo, quatro veículos para a saúde.
1 ambulância Sprinter – Hospital Universitário de Maringá (HUM)
1 caminhonete Ford Ranger – Hospital Universitário de Maringá (HUM)
1 van de passageiros – Hemocentro e Hospital Universitário de Maringá (HUM)
1 sedan Fiat Cronos – Hemocentro e Hospital Universitário de Maringá (HUM)
Restaurante Universitário
Os veículos utilitários adquiridos atenderão a unidades da UEM que promovem pesquisa e extensão, aliadas à produção de alimentos. Conforme a gestão, as aquisições devem contribuir para a expansão do programa que abastece o RU com alimentos saudáveis e de qualidade. Um dos objetivos do investimento é possibilitar a produção de carne bovina nas unidades da UEM a partir deste ano, o que ajudaria a reduzir significativamente os custos operacionais do restaurante.
Para isso, as unidades produtivas do Programa Alimentos Solidários e Agricultura Sustentável (Pasas) também estão recebendo veículos, como é o caso da FEI, do Núcleo de Pesquisa Peixegen e da Fazenda do Câmpus Regional de Umuarama (CAU). O Projeto Horticultura, desenvolvido no Centro de Treinamento em Irrigação (CTI), e a Fazenda do Câmpus Regional do Noroeste (CRN), também em Diamante do Norte, foram igualmente contemplados.
“Para se ter uma ideia, a Fazenda Experimental de Iguatemi nunca tinha recebido um trator comprado pela gestão da UEM. Pelo contrário, vivia de veículos conquistados por meio de projetos de pesquisa ou pela ação individual de professores. Portanto, este momento é um grande marco para a nossa Universidade”, destacou Vanalli.
A van de passageiros possibilitará o transporte de docentes, acadêmicos e agentes universitários entre a Estação Experimental de Piscicultura de Floriano e a base avançada no Rio do Corvo, em Diamante do Norte, locais onde a iniciativa atua com manejo, melhoramento e genética molecular em piscicultura de água doce.
Além disso, o Nupélia, que mantém uma base avançada de pesquisas em Porto Rico, também receberá um dos tratores. O veículo atenderá a diversas atividades desenvolvidas, como o Programa Ecológico de Longa Duração e o projeto Demosite Paraná River Floodplain.