O Casamento Comunitário de Maringá, que fechou a programação do Justiça no Bairro Sesc Cidadão, no último sábado, 19, mais uma vez foi sucesso, tanto pela beleza da cerimônia quanto pelo número recorde de casais que legalizaram sua situação civil. Mais de 400 casais disseram “sim” desta vez.
O Casamento Comunitário é realizado pela Prefeitura de Maringá e programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e Serviço Social do Comércio (Sesc). A celebração reuniu casais de Maringá, Astorga, Doutor Camargo, Floresta, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Paiçandu e Sarandi no sábado, 19, no Ginásio do Colégio Objetivo.
A celebração teve troca de alianças, votos de união, bolo de casamento, certidão de casamento assinada e muitas fotos para registrar o momento tão especial. A cerimônia foi conduzida pela desembargadora do TJ-PR, Joeci Machado Camargo, idealizadora do projeto, que oficializou a união formal das centenas de casais.
“Esse projeto me emociona, pois é muito gratificante ver tantos casais dizerem ′sim′ aos parceiros e parceiras que escolheram para viver e celebrarem o amor. Esse nosso trabalho, juntamente com o Tribunal de Justiça, é para garantir que essas pessoas tenham a oportunidade de oficializar a união em uma linda cerimônia, como foi em mais essa edição”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.
O evento contou com casais de diversas idades. Carla Aparecida, 19 anos, e Victor Emanuel de Souza, 20 anos, são moradores de Maringá e estão juntos há dois anos. Emocionada, a noiva disse que a celebração foi “bem organizada e do jeito que esperava de uma cerimônia de casamento”. Para Victor, “estava tudo muito lindo, muito emocionante. É bom para as pessoas que querem se unir em matrimônio, que realmente se amam”, disse. A união foi mais que especial, pois o casal espera o primeiro filho.
Moradores de Sarandi, Clarice Helena Alves, 48 anos, e Cleiton Nascimento, 44 anos, estão juntos há cinco anos. A noiva citou que o casamento comunitário é um incentivo para os casais e que o evento “foi ótimo”. Cleiton destacou a importância do evento para formalizar a união e classificou a cerimônia como “maravilhosa”.