Participantes do Movimento Mais Mulheres no Poder (MMNP) promoveram um encontro nesta quarta-feira, 19, para homenagear a prefeita em exercício de Maringá, Sandra Jacovós, e hipotecar apoio. Jacovós é a primeira mulher eleita vive-prefeita na história de Maringá e a primeira a assumir a prefeitura.
O evento aconteceu em uma sala de reuniões da prefeitura com a presença de vereadoras, secretárias municipais, suplentes de vereadoras e outras mulheres que participam da política local, inclusive disputando eleições.
A prefeita em exercício foi informada pelas vereadoras Ana Lúcia Rodrigues (PDT) e Majô Baptistoni (PP) que o MMNP nasceu há apenas cinco anos, é formado por mulheres de todos os 14 partidos com domicílio eleitoral em Maringá e atua de forma suprapartidária, na busca de caminhos para consolidar a presença feminina nos espaços de poder e de decisão.
O MMNP nasceu em uma época em que as mulheres praticamente não estavam representadas nas estâncias de poder em Maringá. Não havia nenhuma mulher entre os 15 vereadores e eram raros os casos de mulheres ocupando cargos de comando na prefeitura.
Logo na eleição seguinte foram eleitas duas vereadoras e o então prefeito Ulisses Maia (PSD) costumava lembrar que Maringá tinha a prefeitura paranaense com mais mulheres ocupando cargos de confiança. Nas eleições do ano passado, Maringá elegeu cinco vereadoras e os três candidatos a prefeito mais destacados tinham mulheres disputando o cargo de vice, o que possibilitou a eleição da primeira vice-prefeita da história da cidade.
- Prefeita em exercício conhece exemplo de sustentabilidade em empresa que transforma garrafas PET em vassouras
- No Acim Mulher, Sandra Jacovós fala sobre liderança feminina
Entre as secretárias municipais da atual administração, algumas são oriundas do Mais Mulheres no Poder, como a secretária da Mulher, Olga Agulhon, e a coordenadora do Procon, coronel Audilene Rocha.

A prefeita em exercício elogiou o movimento e citou sua própria história como exemplo das dificuldades que a mulher tem para exercer sua liderança na vida política. Segundo ela, a mulher é líder em casa, na família, e muitas vezes as responsabilidades familiares reduzem as condições de participar de outras atividades.
Sandra Jacovós citou que hoje a mulher ocupa espaço de destaque em praticamente todas as áreas, dos pequenos aos grandes negócios, e chega com sua capacidade de organização e sensibilidade cada vez mais na política.
veja também