Make Music Day 2023 é maior mobilização musical do planeta

No ano passado, o Make Music Day foi realizado em mais de mil cidades espalhadas por 120 países. O município de Maringá é destaque nacional com 40 mil participantes em 2022. Expectativa é ainda maior para esta edição

Music Day 3

Em 2022, evento chegou até as escolas públicas da cidade, com apoio da Prefeitura (Crédito: Arquivo/Sec. de Educação de Maringá)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Make Music nasceu na França em 1982, quando o Ministro da Cultura Jack Lang e sua equipe tiveram a ideia de criar um tipo de feriado musical. A data escolhida foi o dia 21 de junho que, no país europeu, acontece no solstício de verão, chamado de Fête De La Musique, que significa “festival da música” na língua francesa. Hoje o evento é a maior mobilização musical do planeta.

O coordenador regional de Maringá do Make Music Day, Ronaldo Marques, explica que no começo músicos de circo e teatro participavam junto aos músicos profissionais na tradição iniciada na França. Com o passar dos anos, houve uma expansão pelo mundo e essa disseminação foi envolvendo todos os ritmos musicais.

Ronaldo, que está à frente do projeto há quatro anos, foi pioneiro ao levar a realização musical para dentro das escolas públicas da Cidade Canção em parceria e apoio da Prefeitura de Maringá através da sua Secretaria Municipal de Educação. “Foi fantástico. Maringá colocou 40 mil pessoas”.

O presidente da Anaffima (Associação Nacional da Indústria da Música) e conselheiro da Frente Parlamentar em Defesa da Música, Daniel Neves, que é o representante do Make Music Day Brasil, acompanhará no dia 21 de junho o evento em Maringá e região. O coordenador regional salienta a importância desta presença. “Maringá é referência no Brasil todo, batemos o recorde mundial”.

Ronaldo conta que todos trabalham como voluntários e visam ampliar além das escolas para outros locais. “Cada cidade tem a sua característica. Em parceira também com a Secretaria de Cultura de Maringá [Semuc] vai ter música no terminal, no Teatro Barracão, por exemplo”. Para esse ano, outra novidade é a música ao vivo nas Cataratas, em Foz do Iguaçu, na manhã do dia 21.

Crédito: Arquivo/Sec. de Educação de Maringá

Sem rivalidade
Outro ponto de destaque frisado pelo coordenador é que não existe nenhum tipo de competição entre as cidades. “Cada cidade tem a sua realidade. Se Maringá conseguir 40 mil pessoas e Londrina 80 mil, eu vou ficar mais feliz ainda”.

Além de grandes nomes da música nacional que estão apoiando e incentivando o Make Music Day pelo Brasil, o foco é sem dúvida as crianças e jovens que por meio da música constroem sonhos e vidas. “A música muda a vida das pessoas. O maior meio de comunicação é a música. É o assovio, o canto. Você tira música de uma caixa de fósforos. Então a música é uma linguagem universal e a gente sabe hoje o que as crianças ouvem na escola. Não falo só do ritmo, mas da consequência da letra”.

Apoio
Confira os músicos que apoiam o Make Music Day Brasil: Supla, Robson Miguel, Sérgio Guizé, Marcos Kleine, Clemente, Oswaldo Vecchione, Alessandro Sangiorgi, Paulo Juk, entre outros.

Participação
Os músicos podem se inscrever e participar do Make Music Day pelo site: makemusic.org.br
Mais informações com o Ronaldo pelo telefone: (44) 9 9177-9984.

Crédito: Arquivo/Sec. de Educação de Maringá

*******Artistas confirmados para o Make Music Day de Maringá

– Patrícia Shaki, cantora, compositora e apresentadora
“O Make Music é um evento de relevante importância tanto para o artista individualmente, pois gera oportunidade de visibilidade, de nova experiência, de liberdade de expressão e de qualificação musical ao produzir um material, tanto quanto para o coletivo musical e artístico, uma vez que gera possibilidade de divulgação de material de qualquer modalidade de experiência musical, gera também fomento a cultura, a toda sociedade e principalmente pressão política para incentivar novas leis em prol da arte e cultura”.

– Analiss, cantora e compositora sertaneja
“O Make Music veio com o objetivo de reunir diversos artistas dos mais variados gêneros pra um dia de celebração musical, onde todos podem participar, um dia onde o mundo celebra a música, cada um da forma que puder, online ou presencial, o que importa é se juntar a milhões de artistas e celebrar esse dia com muita música. Make Music: Conectar artistas ao redor do mundo”.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile