Malha cicloviária vai chegar a 55 km

Expansão das ciclovias vai começar pelas avenidas Riachuello, Mário Urbinati, Tuiuti e Guaiapó

Bicicletario e Ciclovia

BICICLETÁRIO. Equipamento instalado na Avenida Brasil - Foto: Aldemir de Moraes/PMM. – Divulgação

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Para incentivar o transporte individual e não poluente, a Prefeitura de Maringá estuda a implantação de novos 15 km de ciclovias. Atualmente, a malha cicloviária já conta com 40 km (entre ciclovias e ciclofaixas) – com várias delas já precisando de reparos, como a da Avenida Brasil, no trecho da Vila Operária.

Secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur conta que as próximas ciclovias a serem construídas serão as das avenidas Riachuelo, Mario Clapier Urbinati, Tuiuti e Guaiapó. A três primeiras têm obras para 2021 e a última, para 2022.

“A ciclovia da Riachuelo já está licitada, e começa nos próximos dias. Outro projeto pronto é a da Mario Urbinati. E o da Tuiuti está quase concluído, faltando apenas o projeto de iluminação. A Guaiapó será a próxima a ter estudos realizados”, relata Purpur.

Principal avenida no sentido norte-sul da Vila Operária (Zona 3), a Riachuelo ganhará ciclovia em toda sua extensão: da Avenida Brasil ao Largo Senadinho, na Juscelino Kubitschek. Segundo a Prefeitura, essa ciclovia integra um conjunto de obras executadas no bairro, como a reforma da praça Emiliano Perneta (onde fica a Igreja São José) e a implantação do projeto Meu Campinho no Brinco da Vila.

Bicicletários

Segundo matéria do site da Prefeitura, investimentos também estão sendo feitos em bicicletários, incluindo os distritos de Iguatemi e Floriano. “Já são quase vagas para bicicletas disponíveis pela cidade”, informa a Semob.

Os bicicletários estão sendo instalados nos novos pontos de ônibus, em canteiros de avenidas, no Terminal Intermodal, na rodoviária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), teatros, unidades do Meu Campinho, praças, entre outros espaços públicos, com quase mil vagas para bicicletas disponíveis pela cidade.

Mais pedal

Pesquisas do setor indicam que vendas de bicicletas dobraram em relação ao ano passado, graças aos novos hábitos durante pandemia do coronavírus. O que encontrou em Maringá um cenário favorável para quem prefere a bike como meio de transporte e lazer.

Segundo a gerente de Projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Elise Savi, levantamento prévio sobre ciclovias do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) indicou que somente na ciclovia da Avenida Gastão Vidigal, próximo ao Antigo Aeroporto, foram registrados em torno de 900 ciclistas num único dia.

Mudança significativa na mobilidade maringaense também está na troca dos pontos de ônibus. Já foram instalados 79 unidades do tipo abrigo, pintados de amarelo. Nos tipos simples, menores, há duas vagas para bikes, com suporte na lateral do ponto. Prefeitura também melhorou a rotina dos ciclistas. (Com PMM e Café com Jornalista)

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