Reunindo professores de todo o país, o MannaGaláxias BootCamp é o maior evento de inovação e educação 5.0 a ser realizado neste domingo, 7 de maio, no período manhã/tarde, em Maringá durante a Expoingá 2023.
“Vamos tratar do que é indizível, inenarrável, imponderável e sublime na docência e na sociedade 5.0: tecnologias e pessoas exponenciais!”, diz a divulgação.
Será um evento imersivo que promove a aproximação de escolas e universidades, insere os professores no Universo Manna e promove uma vivência intensa com a ciência, a tecnologia, a inovação e os softskills.
As tecnologias exponenciais são aquelas que provocam mudanças na sociedade e promovem inovação, entre outras características. As pessoas exponenciais são felizes, criativas e capazes de promover a inovação e a contribuir com o bem-estar e o bem-viver. Juntas, as pessoas e as tecnologias exponenciais (IA, IoT, Robótica, Metaverso, CHIPS etc.) promovem as escolas E universidades exponenciais.
Os professores de escolas públicas e universitários são bem-vindos. Siga: @manna_team
Sábado
Neste sábado, 6, rolou o MannaAgro Bootcampo na Expoingá – Parque de Exposições em Maringá-Paraná.
O evento reuniu muitos protótipos e projetos de Robótica, Drones, Metaverso, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Jogos, Impressora 3D, Chips, Programação, Mundo Maker etc.
Um grupo de adolescentes atendidos pela Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz, de Cianorte, realizou vários sonhos de uma só vez: conhecer Maringá, circular pelo Parque Internacional de Exposições, participar de uma roda de criatividade sobre robótica em um projeto destinado a formar jovens cientistas e ainda desfilar pelo parque fazendo o público dançar ao ritmo de uma fanfarra de mais de 30 instrumentos de percussão. E mais ainda: a pequena fanfarra entrou na arena de shows e rodeio e deu um show de meia hora com uma variedade de ritmos, concluindo com a famosa “Trovoada”, que é o ápice das apresentações de fanfarras.
A vinda dos meninos e meninas do projeto social da Rainha da Paz foi uma iniciativa da cientista Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, professora do Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá (DIN-UEM) e coordenadora do ecossistema Manna. Ela conheceu o projeto social, se encantou e concluiu que aquelas crianças vindas de lares com poucas oportunidades tinham muito a ganhar ao estar lado a lado com crianças de outras regiões do Paraná discutindo soluções tecnológicas e elaborando projetos.
O projeto Manna na Expoingá apresenta sempre um desafio para os jovens no campo da tecnologia, porém são questão que não exigem conhecimentos sobre as novidades tecnológicas e sim um convite para “pensar fora da caixa”. O projeto da UEM tem o apoio da Sociedade Rural de Maringá (SRM) e governo do Estado.
Durante todo o dia a comitiva cianortense participou dos debates do ecossistema Manna, conheceram um mundo que até então era estranho para elas.
Entenda
O Manna é o maior ecossistema de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Internet das Coisas (IoT) e Robótica do estado do Paraná e um dos maiores do Brasil. Os temas de pesquisa envolvem, além da IoT e da Robótica, a Internet dos Drones (IoD), a Interface Cérebro Computador (ICC), a Inteligência Artificial (IA), Ambientes e Coisas Inteligentes, a Computação Urbana e os Jogos.
Junto ao trabalho de pesquisa e inovação tecnológica, o Manna promove inclusão e oportunidades para todos (cidadãos de qualquer idade) a partir de um ecossistema de formação de empreendedores com inteligência social e capazes de alavancar a inovação em diferentes áreas de conhecimento.
Os projetos são concebidos e desenvolvidos com foco na Educação 5.0, Pensamento Computacional, Design Thinking e na Cultura Maker.
O Manna dá significado à inovação quando propõe uma metodologia que promove a atração de crianças, jovens e adultos para a área de tecnologia.
O grupo desenvolve pesquisa de excelência, transfere tecnologia para empresas e ainda causa impacto na comunidade ampliando os espaços extraclasse e contribuindo com a formação do Cidadão 5.0. Crianças, jovens e adultos que aprendem eletrônica, robótica, computação e reconhecem a genialidade que existe em si.
Com Assessoria/Expoingá