A prefeitura de Maringá está realizando um mapeamento da população maringaense com deficiência a fim de ampliar as políticas públicas. Maringá é protagonista em ações voltadas à inclusão social e uma das primeiras cidades a criar a Secretaria da Pessoa com Deficiência.
O levantamento é online e pode ser acessado no site da Prefeitura (clique aqui).
O mapeamento, realizado pelas secretarias da Pessoa com Deficiência e Esporte e Lazer, pretende identificar o número de pessoas com deficiência na cidade e reunir contribuições desse público para desenvolvimento de novas ações. A Prefeitura de Maringá já realizou mapeamento sobre pessoas com deficiência na área do esporte e, a partir de agora, amplia a iniciativa para coletar novas informações.
A secretária da Pessoa com Deficiência, Maria Elizabeth Dumont Negrelli, explica que os dados serão fundamentais para formulação das políticas públicas. “As informações serão essenciais para o desenvolvimento de iniciativas que assegurem a igualdade, equidade, e a participação plena das pessoas com deficiência na vida social e no desenvolvimento da nossa cidade”, afirma.
O mapeamento realizado na área do esporte contribuiu para o desenvolvimento de novos projetos, como o ′TEA em Ação′, no Centro Esportivo do Jardim Alvorada. A iniciativa oferta atividades de psicomotricidade no solo e psicomotricidade aquática para crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista com idades entre 6 e 12 anos. Além disso, por meio dos cadastros, a Secretaria de Esporte e Lazer, realizou encaminhamento de pessoas com deficiência para aulas de natação e hidroginástica no Centro Social Urbano e no Centro Esportivo do Jardim Alvorada.
Veja também