Noite de sábado com música instrumental. E casa cheia. Quase faltou lugar. Todo mundo para apreciar um recital pianístico. Era a terceira apresentação do 1º Festival Piano em Cena em Maringá, neste dia 3 de agosto. Entrada gratuita.
Mostrando sua grande versatilidade, o piano no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) passeou pelo repertório brasileiro: Pixinguinha (1897-1973), Ernesto Narazeth (1863-1934), Chiquinha Gonzaga (1847-1935), Henrique Alves de Mesquita (1830-1906), Carolina de Menezes (1916-2000) e até um “bis” com o compositor que dá nome à sala do concerto, Joubert de Carvalho (1900-1977).
Tudo isso sob as mãos talentosas da experiente Maria Teresa Madeira. Reconhecida com prêmios nacionais e a Medalha Rui Barbosa como destaque na música brasileira, a pianista desta noite tem no currículo o trabalho “Integral de Ernesto Nazareth por Maria Teresa Madeira” (2016), via Prêmio da Música Brasileira da Funarte. Como resultado, recebeu o Prêmio Bravo! e Prêmio da Musica Brasileira na categoria Melhor Disco Erudito 2016. Também neste, foi finalista ao concorrer ao Prêmio Concerto de melhor CD 2016.
Aliás, o que não faltou em Maringá foi Nazareth, grande paixão de Madeira. Ela gravou 12 CDs, contemplando 215 obras desse artista. Ao público da Sala Joubert de Carvalho, ela disse que, antes desse projeto fonográfico, nunca havia feito todas as músicas de um mesmo compositor. “É um aprendizado. Quase que como se você estivesse fazendo uma tese sobre aquele autor”.
Segundo ela, Nazareth compôs muitas valsas, tangos e polcas. A cada bloco de músicas, Madeira explicava à plateia quais obras seriam executadas, contando um pouco da história de cada compositor e os arranjos feitos.
Ao longo da apresentação, que durou pouco mais de uma hora, a pianista convidada passeou também por Pixinguinha, tocando “Carinhoso” (que tem letra de João de Barro, o Braguinha), classificado por Madeira como verdadeiro hino brasileiro. Mas a instrumentista preferiu fugir da versão mais popular, imprimindo um estilo “bem chopiniano, de propósito”. E mais “Choro de Gafieira”, com arranjo meio beethoveniano, século 20.
Maringá
Pela primeira vez em Maringá, Maria Teresa Madeira parabenizou a organização do 1º Festival Piano em Cena e gostou da casa cheia. “São muitos anos na música, já vi de tudo e reconheço esse calor humano de uma plateia interessada, que prestigia”, destacando o privilégio de estar na Sala Joubert de Carvalho e de seu piano. “E que tenham muitos outros festivais, concertos”.
Por falar em Joubert, que é nome de rua e busto na Cidade Canção, Madeira surpreendeu o público com um “bis” de “Maringá”, famosa composição dele que serviu de inspiração para o batismo do município.
Carreira
Entre sua formação como bacharel em piano pela Escola de Música da UFRJ e seu título de Mestre em Música pela Universidade de Iowa, nos EUA, Maria Teresa Madeira teve a oportunidade de estudar com Anna Carolina Pereira da Silva, Heitor Alimonda, Miguel Proença, Arthur Rowe e Daniel Shapiro, além de Miriam Dauelsberg, Jacques Klein, Sergei Dorensky, Dayse de Luca e Carmen Prazzini, mestres com quem se aperfeiçoou em interpretação.
Como solista já esteve à frente de orquestras como a Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso, Cedar Rapids Symphony, University of Iowa Chamber Orchestra, Banda Sinfonica da Cidade de Córdoba (Argentina), Banda Sinfonica da Faculdade de Música do Espírito Santo.
Festival
O 1º Festival Piano em Cena dá continuidade às apresentações com mais três noites. Todas serão na Sala Joubert de Carvalho do CAC Márcia Costa (Av. XV de Novembro, 514, no Centro de Maringá), às 20h, com entrada gratuita. Confira:
Cristian Budu
08/08, às 20h
Luciana Sayure
09/08, às 20h
Ney Fialkow
10/08, às 20h
A retirada dos ingressos acontecerá no hall do local do evento a partir das 19h15 dos dias dos concertos. Sujeito a lotação. Não haverá ingresso antecipado, somente no local.
Produzido com verba de incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n°11200/2020
Prêmio Aniceto Matti
***Confira registros do recital (fotos: Cristiano Martinez):