Com o objetivo de otimizar os serviços municipais, Maringá deu início a um processo de transformação digital para tornar a emissão de ordens de serviço totalmente online. A iniciativa faz parte do programa “Maringá + Fácil”, o maior projeto de desburocratização da cidade, que visa reduzir o uso de papel e trazer mais agilidade aos serviços públicos. A Secretaria de Fazenda, que já utiliza uma ferramenta digital para a emissão de ordens de serviço e outros procedimentos, está liderando a implantação do sistema em outras secretarias.
Atualmente, os servidores de algumas áreas, ao receberem reclamações ou denúncias por meio da Ouvidoria Municipal, realizam visitas aos locais utilizando fichas de papel para registrar as ocorrências. Somente após o retorno ao escritório é que os relatórios são elaborados, o que gera atrasos no processo.
Com a digitalização, o registro das ocorrências será feito em tempo real no local da fiscalização, com a possibilidade de anexar fotos e outros documentos. A ideia é integrar a ferramenta ao aplicativo Acesso Cidadão, permitindo que a população acompanhe o andamento dos serviços de forma ágil e prática. O Acesso Cidadão já disponibiliza diversos serviços, acessíveis a qualquer momento pela comunidade.
O secretário de Fazenda, Carlos Augusto Ferreira, explicou que o sistema de ordens de serviço online, batizado de Osm.Maringá, começou há 10 anos para gerenciar os serviços de roçada e posteriormente foi ampliado para outros setores, como fiscalização de zoonoses. Segundo ele, o sistema será adaptado para atender as necessidades específicas de cada secretaria.
“Vamos personalizar a plataforma de acordo com a demanda de cada área. Isso facilita o trabalho dos servidores, que podem registrar ordens de serviço diretamente no local, e ainda reduz gastos com papel e itens de papelaria”, afirmou Ferreira.
Outro ponto destacado pelo diretor de Fiscalização, Marco Antônio Azevedo, é a segurança das informações. “Relatórios, fotos e documentos anexados ao sistema não poderão ser editados, garantindo a integridade e originalidade dos dados”, explicou. Ele reforçou que a integração ao aplicativo Acesso Cidadão tornará a interação entre os cidadãos e os serviços públicos ainda mais eficiente, promovendo transparência e agilidade em Maringá.