A comunidade japonesa de Maringá realizou no último domingo, 5, a cerimônia do Shinnenkai, tradicional celebração de Ano Novo, organizada pela Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema). O evento contou com a participação do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, do prefeito Silvio Barros (PP) e o deputado federal Luiz Nishimori (PSD).
Na oportunidade, o cônsul-geral, acompanhado pela consulesa Naomi, destacou que 2025 marcará o 130º aniversário das relações diplomáticas entre Japão e Brasil, que resultou na formação no Brasil da maior colônia japonesa fora do Japão e que Maringá está entre as cidades com maior comunidade de descendentes de japoneses.
O deputado Nishimori destacou que 2025 é o Ano da Serpente, que simboliza um ano de mudanças e renovações. “Assim como a serpente cresce ao trocar de pele, desejo que Maringá também continue crescendo e prosperando ao longo deste ano”.
O prefeito Silvio Barros, que esteve acompanhado da primeira dama, Bernadete Barros, e da vice-prefeita Sandra Jacovós (PL), lembrou que os japoneses já estavam entre aqueles que foram os primeiros a chegar e participar do início do que hoje é Maringá e que a influência nipônica é significativa, refletindo-se em espaços e eventos como o Parque do Japão, o Festival Nipo-Brasileiro e a Avenida Kakogawa.
“É um orgulho para Maringá ser referência de uma das maiores comunidades japonesas do Brasil. Temos a honra de sermos cidade-irmã de Kakogawa, uma parceria que começou com meu pai, durante sua gestão como prefeito, fortalecendo os laços entre nossas culturas”, disse o prefeito.
Veja também