Maringaenses são convidados a conhecer e discutir o patrimônio histórico da cidade

Maringá celbra o Mês do Patrimônio Histórico

O Maringá Bandeirante Hotel, mais conhecido como Grande Hotel, é um marco na história da cidade Foto: Patrimônio Histórico

No dia 17 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e em Maringá uma série de atividades celebra o patrimônio histórico durante todo o mês, quando a Secretaria de Cultura promove rodas de conversa e visita guiada.

“O evento tem o objetivo de chamar a atenção da população para a importância de cuidar do patrimônio material e imaterial de Maringá. O objetivo é garantir o direto à memória e demonstrar como esses bens colaboram no desenvolvimento da nossa cidade”, destaca o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.

Minha Página AMP

Nesta terça-feira, 5, às 19h15, ocorrerá o ‘Patrimônio na Roda’, no Centro de Ação Cultural Marcia Costa (CAC). A ação será conduzida por Morimassa Miyazato, que abordará a temática do cinema na construção da sociedade. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online (inscreva-se aqui).

Mori Miyazato não é somente um apaixonado por cinema, ele é também um estudioso que traz documentada toda a história da produção mundial de filmes Foto: Arquivo

 

No dia 19, às 19h15, ocorrerá um debate sobre os manuscritos da primeira professora municipal de Maringá, dona Agmar dos Santos. O debate será conduzido pela pedagoga Naddia Maria Rochas Alves, no CAC.

No dia 23 de agosto, sábado, será realizado o projeto ‘Perspectivas da Memória’, no Complexo da Sanepar, às 9h. Artistas e membros da comunidade serão convidados a reinterpretar o espaço arquitetônico e natural com base em memórias afetivas e coletivas relacionadas ao local. Telas, papéis e outros materiais estarão disponíveis para uso.

Já no dia 30 de agosto, sábado, será realizada a ‘Volta Histórica: Entre Lugares e Fazeres Religiosos’. A visita guiada inicia às 9h e vai percorrer diversos espaços, como igrejas, capelas, terreiros, templos e outros. “A atividade vai abordar os saberes e práticas religiosas, valorizando as tradições transmitidas entre gerações como patrimônio imaterial”, afirma o gerente do Patrimônio Histórico e Cultural, Edson Luiz Marchezin Pereira.

Para os eventos dos dias 19, 23 e 30 de agosto, as inscrições serão abertas em breve. O link será divulgado na página do Instagram da Secretaria de Cultura.

 

 

Veja também

Sair da versão mobile