Maringá recebeu no último final de semana a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2022. As melhores duplas do país jogaram nas quatro quadras de areia da Vila Olímpica. Evento é da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e teve apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Maringá. São 15 etapas com premiação total de R$ 6 milhões. Os melhores atletas também são premiados com o custeio de passagem, alimentação, hospedagem e transporte para uma das etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Areia.
Entre os 184 jogadores que atuaram na Vila Olímpica, destaque para os cearenses que ficaram em primeiro lugar no masculino e feminino. Uma dupla de Maringá ficou em 3º no masculino. Além dos atletas, a estrutura da cidade também foi destaque. “Maringá superou as expectativas”, cita o gerente de vólei de praia da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Guilherme Marques. “A estrutura que Maringá tem se encaixou muito bem no formato dos eventos que fazemos”.
Ele disse que o diferencial da cidade está na estrutura permanente, com quatro quadras de vólei de praia, arquibancada e alojamento. Na maioria das cidades por onde o circuito da CBV passa existem apenas uma ou duas quadras, o que dificulta a realização das competições. Quando o evento é no litoral, é preciso montar e depois desmontar toda a estrutura. O gerente da CBV garante que a entidade reconhece e prestigia o trabalho da Secretaria de Esportes da cidade. E que Maringá receberá em breve mais competições.
EXPERIÊNCIA
Maringá foi representada por 24 atletas da Associação Maringaense de Vôlei de Praia (AMVP), criada em 2001 e que recebe incentivo da Prefeitura. São 100 jogadores do Paraná, Pernambuco, Maranhão, Bahia, São Paulo, Amazonas, Mato Grosso do Sul, entre outros que escolheram viver e jogar em Maringá. Entre eles, atletas com experiência internacional o que colabora com a formação dos jogadores mais novos. Além da Vila Olímpica, também tem quadra de vólei de praia no recém-reformado Centro Social Urbano (CSU), na praça Manoel Ribas e no Parque do Japão, que está desativada momentaneamente.
Os cearenses dominaram o pódio em Maringá. A dupla Hevaldo e Adelmo venceu na final por 2 a 1 a dupla Oscar (RJ) e Thiago (SC). A disputa do terceiro lugar teve maringaense nas duas duplas. O bronze da etapa ficou Arthur (PR) e Nicolas (SC) que venceram por 2 a 0 a dupla Eduardo (PR) e Bruno (AM). Já no feminino a dupla cearense Carol e Tory venceu por 2 a 1 a dupla Giulia (RJ) e Jéssica (PA), ficando com o primeiro lugar.
O secretário de Esportes de Maringá, Robson Xavier, ressaltou que o evento foi bem positivo. “Tivemos alto nível técnico e a nossa estrutura atendeu todo o evento. Também destacamos a atuação dos atletas de Maringá que foram bem”, disse o secretário, citando que iniciou diálogo com a CBV e o prefeito Ulisses Maia para discutir os próximos eventos.
Mais sobre Maringá: Notícias de Maringá