Maringá oferece curso de Compostagem Doméstica na segunda-feira(27)

De iniciativa da Prefeitura do munícipio, objetivo é atentar a comunidade sobre a importância da compostagem

Compostagem

Foto: Ilustrativa

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Com o objetivo de conscientizar a comunidade no reaproveitamento de resíduos, a Prefeitura de Maringá no âmbito do projeto ′Composta Maringá′, está com inscrições abertas para o curso sobre compostagem doméstica. A formação será na Vila Santa Izabel na segunda-feira, 27, às 19h30. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até sábado, 26, pela internet (acesse aqui).
Segundo assessoria do munícipio o objetivo do ′Composta Maringá′ é promover cursos para que a comunidade entenda a importância da compostagem e descubra como realizá-la. A formação tem duração de duas horas e será realizada no Salão Paroquial da Paróquia Santa Isabel de Portugal, Rua Jalbas Rodrigues Alvez,188, na Vila Santa Izabel. Ao final do curso, serão sorteadas composteiras para que os participantes coloquem o aprendizado em prática no dia a dia.
O curso de compostagem é ministrado com apoio do Projeto Mutirô da Enactus UEM, uma iniciativa de empreendedorismo social que busca impactar a sociedade de forma econômica, social e ambiental.
Paulo Gustavo Ribas, secretário de Limpeza Urbana, destaca que a compostagem é uma grande aliada para reduzir o volume de materiais destinados ao aterro sanitário: “Com o curso, a comunidade descobre como o resíduo, que pode contaminar o meio ambiente, pode ser transformado em adubo para ser utilizado nos jardins ou na produção de hortaliças em casa”.

O que é a compostagem?

A compostagem é um método aeróbio de reciclagem e tratamento dos resíduos orgânicos que busca reproduzir algumas condições ideais observadas no processo natural de degradação da matéria orgânica, bem como garantir a segurança do processo. Uma boa compostagem depende do controle de alguns fatores-chave, como umidade, a temperatura, a aeração (nível de oxigênio) e balanço de nutrientes (carbono e nitrogênio).

Leia mais notícias em: O Maringá

Fonte: Assessoria PMM / Embrapa

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile