No Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, Maringá amplia o debate sobre saúde mental

setembro amarelo

Poder público e instituições se unem em um trabalho de prevenção ao suicídio Foto: Divulgação

Durante o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio e que estimula o debate sobre saúde mental, a Prefeitura de Maringá vai intensificar as ações desenvolvidas durante todo o ano. A programação reunirá palestras, ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), além de atividades específicas para jovens e adolescentes.
A abertura das ações será nesta sexta-feira, 1º, às 8h30, no Auditório Hélio Moreira. Além da abertura, haverá palestra organizada pela Secretaria de Saúde com o psiquiatra Cleto Rocha Pombo sobre o tema ′Vencendo a depressão e resgatando vidas′. O objetivo das atividades desenvolvidas durante o mês é promover o diálogo sobre medidas de prevenção em saúde para valorização da vida. Confira abaixo a programação completa do ′Setembro Amarelo′.
De acordo com dados do último boletim do Ministério da Saúde, a região Sul apresenta as maiores taxas de suicídio entre as regiões brasileiras, principalmente entre jovens de 15 a 19 anos. Durante a campanha, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) também preparou ações específicas com jovens e adolescentes em colégios estaduais. Em junho, o município lançou o projeto ′Zoeira tem Limite′, para acolhimento psicológico gratuito de jovens estudantes da rede estadual vítimas de bullying.
No Setembro Amarelo palestras mostrarão a saúde mental como prevenção ao suicídio Foto: Imagem ilustrativa
O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca que o trabalho conjunto entre todos os setores da sociedade é essencial para a promoção da saúde mental da população. Ele também reforça que a Rede de Atenção Psicossocial de Maringá foi fortalecida, com melhorias estruturais e ampliação de profissionais, e atua de forma integrada aos serviços de saúde e outras áreas, como esportiva, cultural e assistencial. “O Setembro Amarelo nos convida a reforçarmos a discussão sobre saúde mental. Durante todo o ano, desenvolvemos ações como foco no bem-estar emocional da comunidade, seja na rede especializada ou nos demais serviços municipais”, afirma.

Programação do Setembro Amarelo

– 1/9 – Abertura da campanha ′Setembro Amarelo′ – Palestra do psiquiatra Cleto Rocha Pombo sobre o tema ′Vencendo a depressão e resgatando vidas′
Horário: 8h30
Local: Auditório Hélio Moreira
– 12/9 – Palestra com a psicóloga Maressa Vieira França sobre o tema ′Setembro Amarelo – Construindo o sentido da vida′
Horário: 15h
Local: Auditório da Secretaria de Saúde
– 14, 21 e 28/9 –  Bate-papo com pacientes sobre promoção da saúde mental e acesso aos serviços
Horário: 15h
Local: UBS Pinheiros
– 15/9 – Orientações e panfletagem sobre serviços de saúde
Horário: 8h
Local: UBS Cidade Alta
– 25/9 a 29/9 – ′Zoeira tem Limite′ – Ciclo de palestras em colégios estaduais sobre bullying e prevenção ao suícídio
– 29/9 – Conferência Municipal de Juventude – Debate sobre temas como bullying, prevenção ao suícidio, ODS e políticas públicas de juventude para promoção do bem-estar
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório Hélio Moreira

CAPS e atendimento psicológico

CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil: Serviço para atendimentos a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, cujo comprometimento cause prejuízos acentuados em vários aspectos da rotina diária.
Horário de funcionamento: 7h30 às 18h
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650
Caps AD II – Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e ou Drogas: local que oferece tratamento para a população adulta, que apresenta intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de  álcool e outras drogas.
Horário de funcionamento: 7h às 19h
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650
Caps II Canção – Centro de Atenção Psicossocial para atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.
Horário de funcionamento: 7h as 18h.
Endereço: Rua Alfredo Pujon, 733
Caps III – Atendimento para pessoas com transtornos mentais graves ou com uso abusivo de álcool e outras drogas. Possui 15 leitos de acolhimento de curta permanência. O acolhimento em leito acontece diariamente, das 7h às 19 horas. O cuidado recebido no acolhimento em leito funciona 24 horas.
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650
Hospital Municipal – Emergência Psiquiátrica 24 horas
Endereço: Rua. Ver. Gerson Soares Costa Kuriango esq. Av. Nildo Ribeiro da Rocha, s/n, Jd. Ipanema
Unidades Básicas de Saúde (UBSs) –  As 34 UBSs oferecem atendimento com psicólogo.
Sair da versão mobile