Maringá e Mandaguaçu estudam construção de ciclovia entre as duas cidades

Na Câmara, vereadora apresenta pedido de moradores de Iguatemi e São Domingos para ciclovia até a área urbana

ciclovia

Imagem meramente ilustrativa Foto: Andrea Rego Barros

Uma ciclovia de 22 quilômetros entre Maringá e Mandaguaçu será alternativa para quem vem trabalhar em Maringá, mas servirá também para esporte e lazer

 

As prefeituras de Maringá e Mandaguaçu estudam a possibilidade de construção de uma ciclovia ligando as duas cidades, com 22 quilômetros. Se concretizado o projeto, 17 quilômetros ficarão no município de Maringá, desde Iguatemi até encontrar com outra ciclovia da área urbana, elevando para 60 quilômetros a quantidade de ciclovias no município e colocando Maringá entre as oito cidades brasileiras com mais pistas destinadas ao tráfego de bicicletas.

A negociação entre as duas prefeituras é conduzida pelo secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais da prefeitura de Maringá, Fausto Eduardo Herradon, nomeado pelo prefeito Ulisses Maia (PSD) para fomentar a integração entre os municípios da região, principalmente na relação com Maringá.

Segundo Herradon, o prefeito de Maringá tem interesse em ampliar cada vez mais a metragem em ciclovias no município para promover a bicicleta como meio de transporte, individual, barato, saudável e que não provoca impacto significativo no meio meio ambiente. Com uma ciclovia, esse meio de transporte torna-se também mais seguro.

De acordo com ele, o prefeito de Mandaguaçu, Maurício Aparecido da Silva, o Professor Índio (PSB), também tem interesse em proporcionar uma pista para as dezenas de moradores de Mandaguaçu que trabalham ou estudam em Maringá e que servirá ainda para a prática de exercício e lazer.

 

Moradores também querem a pista

Coincidentemente, ao mesmo tempo em que a Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais negocia com Mandaguaçu, a vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT) apresentou um Requerimento ao prefeito Ulisses Maia e ao secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, para que seja estudada a possibilidade de construção de uma ciclovia entre o distrito de Iguatemi, 17 quilômetros distante da área urbana, até alcançar outra ciclovia em Maringá.

De acordo com a vereadora, ao apresentar o Requerimento ela atende a uma solicitação dos movimentos populares de Iguatemi e da comunidade São Domingos.

Nesse trecho já é comum o tráfego de bicicletas, tanto nos dias de semana, por pessoas que se deslocam a Maringá a trabalho, quanto nos finais de semana por grupos de ciclistas que deixam a área urbana para pedalar.

Sair da versão mobile