Maringá foi a cidade do interior que mais gerou empregos, segundo o Caged

Os dados são de fevereiro e foram divulgados na semana passada pelo Ministério de Trabalho. O saldo foi maior do que o contabilizado em janeiro

unnamed 1

Os microempresários individuais (MEI) e as microempresas vão ter condições especiais para parcelamento de faturas de energia vencidas. - Curitiba, 31/03/2021 - Foto: Divulgação Copel

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Pelo segundo mês consecutivo, mesmo em um cenário de pandemia, Maringá teve um bom desempenho na geração de empregos no Paraná. Dados do do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na semana passada, indicam que durante o mês de fevereiro, a cidade foi o principal destaque do interior do Estado com 1.895 empregos. Em fevereiro de 2020, antes da pandemia, o saldo na cidade foi de 1.291 empregos gerados.
RESULTADO. Em fevereiro de 2020, antes da pandemia, o saldo na cidade foi de 1.291 empregos gerados.FOTO-AEN
O saldo de 2021 é resultado de 7.866 admissões ante 5.971 desligamentos. No ranking geral do Ministério do Trabalho, a cidade ficou atrás somente de Curitiba que ofertou 13.061 vagas. Dentre as cidades do interior que mais geraram empregos estão: Cascavel (1.570), Londrina (1.534), São José dos Pinhais (1.424), Ponta Grossa (1.041), Toledo (984), Araucária (947), Cornélio Procópio (626) e Ortigueira (622)
“Em que pesem os prejuízos da nossa economia com a pandemia, temos empreendedores dinâmicos e empresas fortes que se destacam em nível nacional e até internacional”, comentou o prefeito Ulisses Maia. Maringá gerou 756 vagas a mais em fevereiro, em relação a janeiro.
Os principais setores que se destacaram em foram serviços com 819 vagas, comércio com 399, construção com 338, indústria 315 e agricultura com saldo de 25 vagas criadas. De acordo com a prefeitura, alguns fatores podem ter colaborado com essa alta no número de vagas criadas.
Entre as iniciativas estão a criação do Programa Juro Zero, incentivos e orientações no Espaço do Empreendedor, o Plano de Retomada Econômica e Social de Maringá, entre outras ações em parceria com órgãos como Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Sebrae, sindicatos, universidades, entre outros.
Além disso, há empreendimentos e projetos em andamento que vão gerar novas vagas de trabalho, como o Parque Industrial, o Parque de TI, entre outros. Dados do Caged indicam que o Brasil gerou 401.639 vagas em fevereiro. Sendo o Paraná o maior gerador de empregos no Sul com saldo de 41.616 oportunidades e o terceiro no País. No Paraná, os setores que mais geram vagas são serviços, indústria da transformação, comércio, construção e depois agricultura.

“É um excelente resultado, que comprova sim que a abertura de emprego está disseminada por todas as regiões do Estado”, avaliou Suelen Glinski, chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. (Com informações do Ministério do Trabalho, Agência Estadual de Notícias e Prefeitura de Maringá).

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile