Durante a comemoração do Dia do Idoso, sábado, 15, Maringá ganhou uma nova unidade Centro Dia da Pessoa Idosa, uma espécie de creche, que oferece atendimento integral diurno para pessoas com 60 anos ou mais que vivem em situação de vulnerabilidade social.
O Centro Dia Geralda de Andrade Maia, administrado pela Secretaria de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), foi inaugurado pelo prefeito Ulisses Maia (PSD) e a secretária Miriam Scabora na Rua das Primaveras, no Parque do Horto, com capacidade para atender 60 pessoas. O investimento do município nas instalações foi de R$ 3 milhões.
O Geralda de Andrade Maia é o maior Centro Dia de Maringá. Atualmente, a cidade conta com o Centro Dia da Pessoa Idosa I e o Centro Dia Novas Histórias, que juntos ofertam 50 vagas.
Cuidado, proteção e integração social
O Centro Dia conta com atendimento integral diurno para pessoas com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social, que precisam de acompanhamento durante o dia enquanto os familiares trabalham. No local, que funciona por no mínimo 10 horas diárias, os idosos passam o dia sob cuidado e proteção social, com segurança, bem-estar e integração social.
A nova unidade conta com sala de fisioterapia, espaço de convivência, salas de oficinas, quartos para descanso, auditório, refeitório, cozinha, entre outras estruturas. No local, haverá uma equipe especializada para realização de diversas atividades com os idosos, além da oferta de transporte gratuito para as famílias que não possuem condições de locomoção adequada.
“Maringá é referência no cuidado e proteção da pessoa idosa. Por esse trabalho, garantimos a certificação de Cidade Amiga da Pessoa Idosa, concedida pela Organização Mundial da Saúde. Com esse novo Centro Dia, será possível atender um número maior de famílias e avançar ainda mais nas políticas públicas desse público”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. “Aproveito para agradecer a homenagem à minha querida avó Geralda de Andrade Maia, que tanto serviu à comunidade maringaense”, acrescentou.
Para a secretária de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa, Miriam Scabora, o novo Centro Dia “representa um avanço significativo na promoção do bem-estar e proteção das pessoas idosas, fortalecendo a rede de serviços de proteção especial e ampliando a oferta de atendimentos especializados. Devemos cuidar de quem tanto fez por nossa cidade. É um orgulho imenso poder inaugurar mais uma unidade desse projeto tão acolhedor”, destacou.
Geralda de Andrade Maia, pioneira da caridade
O novo Centro Dia leva o nome de Geralda de Andrade Maia. Nascida em 1914, em Passos (MG), chegou em Maringá em 1964 com o marido José Jacinto Maia, filhos e netos. Foi a matriarca de uma família com 46 netos, 81 bisnetos e 27 tataranetos.
Religiosa, era presença constante nas missas dominicais da Capela Santa Cruz. Foi considerada a ‘pioneira da caridade’ em Maringá ao organizar, junto às Irmãs Paulinas, inúmeras campanhas beneficentes para arrecadação de roupas e alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Dona Geralda Maia morreu em 6 de junho de 1996.
Veja também