Maringá inicia vacinação de crianças entre cinco a 11 anos contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira

Maringá inicia vacinação de crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira

Foto: PMM

A partir desta segunda-feira (17), crianças entre cinco e 11 anos começam a ser vacinados contra a Covid-19 em Maringá. O primeiro lote do imunizante Pfizer foi recebido pelo prefeito Ulisses Maia no sábado (15) na na sede da 15ª Regional de Saúde, na Zona 7.

A cerimônia de abertura da vacinação para esta faixa etária ocorreu nesta segunda-feira (17) por volta das 9h no Centro Educação Infantil Maria Luiza Sandri Meneguetti com apresentações culturais, atividades de esportes e lazer. As primeiras crianças vacinadas foram Eduarda Alencar da Silva, 10 anos e Kauã Henrique da Silva Souza, 11 anos. Cada uma recebeu uma muda de flor, livro para incentivo à leitura e o certificado de “Superproteção”.

Maria Gotinha e Zé Gotinha fizeram participação especial no evento, que também contou com a presença do prefeito Ulisses Maia; do vice-prefeito Edson Scabora;  do secretário de Saúde, Marcelo Puzzi; e autoridades.

Pontos de vacinação 

– Centro de Educação Infantil  Ângela Rossi – Rua Cuba, 935, Jardim Pinheiros III
– Centro de Educação Infantil Maria Luiza Sandri Meneguetti – Rua Bernardino de Campos, 119, Zona 7
– Escola Municipal Renato Bernardi – Rua Bem-Te-VI, 2018 Conjunto Sanenge
– Escola Municipal Helenton Borba Cortes – Rua Pioneira Maria Lopes, 665, Parque Residencial Aeroporto

O que precisar levar?

Documento pessoal com foto, CPF, carteira de vacinação, comprovante de residência no nome dos pais/responsáveis, declaração de comorbidade ou deficiência permanente e termo de autorização já preenchido pelos pais/responsáveis. Obrigatório a presença dos pais ou algum responsável. Não é obrigatório prescrição médica. Confira neste link as declarações/termo de autorização e as comorbidades contempladas nesta fase.

A vacinação das crianças iniciará por crianças com comorbidades e deficiência permanente, na sequência, crianças indígenas, quilombolas e crianças que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19. Por último, em ordem decrescente de idade, iniciando pelos 11 anos até chegar aos cinco anos.

Se a criança apresentar sintomas suspeitos de gripe ou Covid-19 é importante aguardar o desaparecimento dos sintomas para poder receber a dose da vacina. O intervalo entre a primeira dose da Pfizer e a segunda dose é de 8 semanas. E se o intervalo será de 15 dias entre a vacina da Covid-19 e outra vacina do calendário infantil.

Quantidade

A 15ª Regional de Saúde descentralizou mais de 4 mil doses do primeiro lote de vacinas para os 30 municípios que compõem a área de abrangência desta regional e para Maringá foi destinado cerca de 2 mil doses. Aproximadamente 60 mil crianças entre cinco a onze anos serão vacinas em Maringá, sendo quase 40 mil delas alunos da rede municipal de ensino.

Sair da versão mobile