Maringá já tem os primeiros nomes confirmados para a Semana Literária Sesc de 2024

Rodrigo Garcia Lopes é poeta paranaense, compositor, romancista e tradutor (Crédito: Sophie Kandaouroff)

Em agosto, um dos maiores eventos de literatura no Paraná volta ao radar com a realização da 43ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro. A programação vai rolar de maneira simultânea de 7 a 11 de agosto em Maringá e em outras 26 cidades do Estado. É um evento com entrada gratuita.

Para celebrar os 80 anos que Paulo Leminski – um dos mais importantes escritores e poetas brasileiros – completaria em agosto deste ano, “Poesia Em Toda Parte” será a temática das discussões que nortearão a programação.

Os dois primeiros nomes de convidados para Maringá foram divulgados pela organização nesta terça-feira, 16 de julho. Trata-se de Socorro Acioli e Rodrigo Garcia Lopes.

Jornalista, professora, tradutora e escritora cearense, Socorro participará da programação nas unidades do Sesc Londrina Cadeião e Sesc Maringá e, em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer. Ela trafega com desenvoltura pela literatura infantojuvenil e, para este público, já escreveu mais de 20 livros. Seu romance “A Cabeça do Santo” (Companhia das Letras) já foi lançado em Londres, Estados Unidos, França, México e Itália e foi eleito pela Biblioteca Pública de Nova Iorque como um dos melhores livros para adolescentes e esteve entre os finalistas do Los Angeles Times Book Prizes na categoria Literatura Infantojuvenil.

Socorro mistura fato e ficção de um jeito único e é leitura indicada para todas as idades, além do reconhecimento em diversas premiações, como o Jabuti, com “Ela tem olhos de céu” (Editora Gaivota). Ano passado estreou na poesia com “Takimadalar, as ilhas invisíveis” (Círculo de Poemas) e lançou seu segundo romance, “Oração para desaparecer” (Companhia das Letras), sucesso de vendas na Flip de 2023.

Crédito: Igor de Melo

Por sua vez, Lopes é poeta paranaense, compositor, romancista e tradutor. Ele será destaque na programação das unidades do Sesc Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cornélio Procópio, Maringá e Jacarezinho. Tem 15 livros de entrevistas, traduções, poesia e romance publicados, dois CDs de música gravados, além de ser um dos editores da Revista Coyote.

Em 2019, “Roteiro Literário – Paulo Leminski” foi vencedor do Prêmio Literário da Biblioteca Nacional, na categoria Ensaio Literário. Finalista do prêmio Jabuti, na categoria melhor livro de poemas e melhor tradução, Lopes é mestre pela Arizona State University, onde teve como dissertação os romances experimentais e o pensamento de William Burroughs, e doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A Semana Literária Sesc terá bate-papos e mesas-redondas com escritores, comercialização e lançamento de livros, sessões de autógrafos, palestras, espetáculos musicais, performance e intervenções literárias, contação de histórias e a poesia disposta em todos os espaços.

No site www.sescpr.com.br você confere as novidades da programação, as oito edições das coletâneas de contos já lançadas e não perde nenhum detalhe do que vem por aí.

Nomes
Confira os nomes dos escritores convidados em outras unidades do Sesc:

Emília Nuñez
As unidades do Sesc Estação Saudade Saudade, em Ponta Grossa; Rio Negro e União da Vitória, recebem a escritora baiana Emília Nuñez. Ela atua no mercado editorial desde 2016, quando lançou o best-seller A Menina da Cabeça Quadrada , uma das obras pioneiras no país sobre a temática do uso consciente das tecnologias na infância. Com mais de 20 livros publicados e voltados para crianças e adultos, Emília coleciona premiações, como o Jabuti, em 2023, na categoria Infantil, com o livro Doçura (Editora TIBI), que também lhe rendeu o Prêmio FNLIJ de Melhor livro-imagem e o selo Altamente Recomendável, além do selo Distinção Cátedra 10, concedido pela Unesco.

César Obeid
Também no Sesc Estação Saudade, Rio Negro e União da Vitória o público poderá participar do encontro com o escritor, palestrante, poeta e contador de histórias César Obeid. Ele tem mais de 25 anos de experiência como palestrante e comunicador na área das artes e é reconhecido por sua capacidade de interação com o público e pelo bom humor em suas apresentações. Já escreveu 38 livros para o público infanto-juvenil e viaja todo o Brasil falando sobre literatura, leitura, poesia e escrita criativa.

Crédito: Divulgação

Alvaro Posselt

Na programação das unidades do Sesc Caiobá, São José dos Pinhais e Paranaguá haverá bate-papos com o poeta curitibano Alvaro Posselt, que tem 11 livros publicados, entre eles: Sopro de Criança; Viagem pelo Jardim e Tão Breve Quanto o Agora. O livro Bichinho de Estima São foi selecionado em 2019 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para compor o Acervo Básico da instituição – um orientador para a compra de livros por secretarias de educação, escolas e bibliotecas de todo o país.

Marina Wisnik

O público curitibano da Semana Literária poderá acompanhar o trabalho da atriz, compositora e ensaísta Marina Wisnik, que faz uso de palíndromos (frases ou palavras que podem ser lidas nos dois sentidos da mesma forma) como seu meio para o fazer poético, atuando no limite entre a palavra, a matemática e a visualidade. Ela tem alguns de seus palíndromos no Museu da Língua Portuguesa; em 2020 participou da ocupação urbana O Real Resiste, no Rio de Janeiro, e da edição do MAR 2020, com o mural O Céu em Meu Eco. Publicou seu livro autoral de palíndromos poéticos, SÓS, e lançou dois discos de canções, também autorais, Na rua Agora (2012), e Vás (2014). Marina foi, também, atriz no Teatro Oficina.

Julia Raiz
Também está confirmada em Curitiba a presença da trabalhadora da escrita, tradutora e agitadora cultural, Julia Raiz. Ela é doutora em Estudos Literários (UFPR) com ênfase nos estudos feministas da tradução. Escreve, traduz e oferece oficinas de escrita. Participou como escritora convidada do projeto Arte da Palavra e da edição de 2023 da Semana Literária do Sesc. Faz parte do coletivo literário Membrana desde 2017 e da comissão executiva do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Curitiba. Publicou livros e plaquetes.

Sair da versão mobile