Maringá lança hoje o Óleo Zero, maior projeto de reciclagem de óleo de cozinha

O Óleo Zero começa a ser executado em 350 condomínios da cidade, mas o objetivo é ampliá-lo para todos os domicílios

óleo zero maringá

O objetivo é que todo óleo usado seja destinado à reciclagem, ao invés de poluir a rede de esgoto e o meio ambiente Foto: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Dentro das atividades programadas patra a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que começam nesta segunda-feira, 5, a Prefeitura de Maringá vai lançar novas iniciativas para reforçar ações práticas da gestão municipal que contribuem com a agenda climática e a preservação ambiental. Durante a abertura, hoje às 14 horas, haverá o lançamento do Projeto Óleo Zero, o maior programa da história da cidade para reciclagem de óleo de cozinha usado, e o Programa Maringá pelo Clima. A programação da semana também inclui a criação do primeiro Pomar Urbano Sensorial de Maringá.

Inicialmente, o Óleo Zero vai atender cerca de 70 mil moradores de 350 condomínios da cidade. A iniciativa, realizada pelo município em parceria com a empresa FurioRecicla e a Euro Administradora de Condomínios, consiste na instalação de recipientes específicos nos condomínios para descarte do óleo. Cada 1 litro de óleo recolhido retornará para o condomínio em produtos de limpeza produzidos a partir da substância descartada. Após a primeira etapa, a ideia é ampliar a iniciativa para outros condomínios e instalar pontos de coleta pela cidade.

Galões usados para o recolhimento do óleo usado    Foto: Divulgação

A programação de abertura também reúne o lançamento do Programa Maringá pelo Clima, para incentivar adoção de medidas por empreendimentos privados em prol do clima. Pelo programa, o município também desenvolverá ações de diagnóstico das emissões de gases de efeito estufa, como o inventário municipal de emissões, para planejar e elaborar o Plano Municipal de Mudanças Climáticas.

Durante a Semana do Meio Ambiente, também haverá a assinatura do convênio de licenciamento ambiental pleno, o que vai garantir agilidade às solicitações. O cronograma de atividades inclui o lançamento do primeiro pomar urbano sensorial, debates técnicos, palestras, mesa redonda sobre mudanças climáticas e outras atividades. Confira a programação completa:

 

Segunda-feira, 5
Local: Centro De Ação Cultural Márcia Costa (Cac), na Avenida XV De Novembro, 514

 

Terça-feira, 6
Local: Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal

 

Quarta-feira, 7
Local: Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina, 650

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile