Maringá, Mandaguaçu e Ourizona se únem para criar uma UPA Metropolitana em Iguatemi

UPA Metropolitana

Prefeitos, vereadores e secretários entendem que não há mais como voltar atrás Foto: Mileny Melo

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Os prefeitos de Maringá, Ourizona e Mandaguaçu, Ulisses Maia (PSD), Manoel Rodrigo Amado (MDB) e Maurício Aparecido da Silva, o Professor Índio (PSB), se reuniram na prefeitura de Maringá nesta sexta-feira para discutir a criação de uma Unidade Básica de Saúde com alcance intermunicipal, podendo atender moradores dos três municípios.

Participaram da reunião ainda os secretários de Saúde e vereadores dos três municípios, entre eles Ana Lúcia Rodrigues (PDT) e Mário Hossokawa (PP), de Maringá, que apresentaram na Câmara a sugestão para a criação de uma UPA que possa atender gente de mais de uma cidade, uma UPA Metropolitana, como está sendo chamada desde já. Além de Hossokawa, que é presidente da Câmara, e Ana Lúcia, o vereador Onivaldo Barris (PSL) é um dos pais da ideia e grande entusiasta porque o plano é que a UPA Metropolitana seja instalada no distrito de Iguatemi, representado por ele no legislativo maringaense.

“Estamos integralmente à disposição para compor o projeto de se criar a UPA Metropolitana, pois sabemos o tamanho da dificuldade existente no atendimento de emergência e urgência para a população da região e também nos distritos maringaenses”, afirmou Ulisses Maia.

O prefeito de Maringá citou que neste ano ele criou a Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais, que tem como função promover a integração de Maringá com os municípios vizinhos. Segundo ele, Maringá tem a obrigação de trabalhar junto com as cidades conurbadas, porque vivem praticamente as mesmas vantagens e mesmos problemas. Ao trabalhar juntos, prefeitos, vereadores e secretários estarão promovendo o verdadeiro sentido de região metropolitana.

À frente da nova secretaria e com a função de promover a integração intermunicipal está o ex-prefeito de Floraí Fausto Herradon, que tem na bagagem a experiência de ter presidido a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

Segundo Herradon, a região de Maringá já tem experiência de municípios trabalhando juntos para fins comuns. Um dos exemplos citados por ele está o CisAmusep, o Consórcio Intermunicipal de Saúde que proporciona consultas especializadas a moradores dos 30 municípios da Amusep.

Foi criada uma comissão que vai discutir as estratégias para tornar a UPA Metropolitana uma realidade. Fazem parte da ala técnica da comissão o secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais de Maringá, Fausto Herradon, secretária de Saúde de Mandaguaçu, Francielli Dario, secretária de Saúde de Ourizona, Luciana Martins, e também a vereadora de Maringá Professora Ana Lúcia.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile