Maringá participa do Prêmio Nacional de Inovação na categoria Ecossistemas

Sebrae

Maringá participa do Prêmio Nacional de Inovação na categoria Ecossistemas

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O ecossistema de inovação de Maringá teve a candidatura validada do Prêmio Nacional de Inovação. Realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae, a premiação tem como objetivo principal incentivar e reconhecer a evolução dos ecossistemas de inovação brasileiros. Demais ecossistemas regionais podem se inscrever até o dia 2 de outubro, pelo site premiodeinovacao.com.br.

O consultor do Sebrae/PR, Marcos Aurélio Gonçalves, ressalta que o reconhecimento ocorrerá a partir de autoavaliação dos ecossistemas. É preciso evidenciar esforço realizado, resultados obtidos e impactos gerados que mostrem o fortalecimento do ecossistema. O resultado será divulgado em março de 2022, durante o 9º Congresso de Inovação da Indústria. Os premiados receberão troféu e imersão em ecossistema internacional para o representante do grupo.

“Será o primeiro ano dessa categoria no prêmio, que já é tradicional. Podem se inscrever os ecossistemas já constituídos ou em constituição. Maringá, que possui um ecossistema organizado e fortalecido, participará em consonância com o que vem sendo realizado por atores da iniciativa pública e privada, para tornar o município mais inovador”, diz o consultor.

Em Maringá, há incubadoras, aceleradoras, universidades, hubs e espaços de inovação, além da Prefeitura e instituições que apoiam o surgimento de negócios inovadores e startups. Recentemente, tiveram início no município as obras da primeira empresa que se instalará no Parque de Tecnologia da Informação (TI), o que ajudará a tornar o ecossistema mais robusto. Conforme divulgado pela Prefeitura, ao viabilizar o espaço para empresas que investem em inovação, a meta é transformar Maringá em uma cidade de classe mundial, com a criação de empregos de qualidade e projetos inovadores.

“A busca pelo reconhecimento no Prêmio se conecta com a política pública da cidade, que poderá ser transformada em uma smart city e trabalha para melhorar ainda mais não só o ambiente para negócios, mas as qualidades que tornam o lugar bom para se viver”, frisa Gonçalves. O município foi inscrito com o apoio do Espaço Inovus, que irá representar Maringá no prêmio, e de outras instituições.

O secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação de Maringá, Marcos Cordiolli, ressalta que o ecossistema é maduro, com diversos agentes de fomento à inovação, bem como serviços e empresas que são fornecedores reconhecidos no segmento, mas que ainda é preciso ganhar visibilidade nacional. “É importante termos o reconhecimento efetivo pelos segmentos empresariais que consomem serviços de inovação de que temos todos os pilares de um ecossistema. Precisamos mostrar toda a nossa qualificação. Ganhar destaque na premiação nos ajudará a avançar para um reconhecimento nacional”, diz.

Para o presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maringá, Luiz Carlos Mendonça, o prêmio poderá ajudar a aprofundar a conexão dos membros do ecossistema. “Somados à legislação municipal de inovação, ativos e atores formam um conjunto que poucas cidades no Brasil possuem. Porém, falta uma maior articulação e integração, e participar do prêmio pode vir ao encontro desta necessidade, como uma forma de nos juntarmos em um objetivo de coletividade, de sociedade que inova conectada”, observa.

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile