Maringá perdeu na semana passada Eduardo Coutinho Bruder, morto aos 60 anos. Eduardo nasceu em Maringá, filho do casal de pioneiros Isis e Ulisses Bruder, ele, já falecido, foi vereador e hoje tem seu nome denominando o plenário da Câmara Municipal de Maringá e dona Isis dá nome ao Instituto Isis Bruder, uma entidade filantrópica.
Eduardo era graduado e pós-graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mas sua paixão era o piano. Ele nasceu e cresceu em uma casa que tinha piano e sua mãe tocava bem, dirigia corais e era quem acompanhava ao piano os louvores na Igreja Presbiteriana Independente.
O menino Eduardo Bruder se apaixonou por piano desde cedo e durante toda sua vida sempre esteve em contato com o instrumento. Aprendeu a afinar numa época em que afinador era sinônimo de ouvido perfeito, porque não existiam os aparelhos eletrônicos que hoje facilitam a afinação. E, de afinador evoluiu para restaurador e era sua paixão pegar pianos antigos e deixá-los com a aparência de um instrumento ainda na loja.