A Arquidiocese de Maringá, por meio da Dimensão Sociotransformadora da Evangelização, realizará na sexta-feira da próxima semana, dia 24, uma Plenária sobre a VII Jornada Mundial dos Pobres, que faz parte das atividades relacionadas ao Dia Mundial dos Pobres. O evento vai acontecer na Câmara Municipal às 19h30.
O evento contará com a presença do arcebispo de Maringá, dom Frei Severino Clasen. Além de padres e diáconos, haverá a presença de agentes das pastorais sociais, movimentos, entidades e atores da sociedade civil que vão dialogar sobre os desafios enfrentados pelas famílias e comunidades.
Prefeitos, vereadores e secretários dos municípios pertencentes ao território da Arquidiocese de Maringá estão convidados a acompanhar a plenária.
Desde o início do seu pontificado, o Papa Francisco tem manifestado preocupação com os pobres. Com o desejo de quebrar o gelo da indiferença, no dia 20 de novembro de 2016, conclusão do Ano Extraordinário da Misericórdia, o Papa instituiu o Dia Mundial dos Pobres, a ser celebrado no 3º domingo de novembro.
O lema proposto pelo Papa Francisco para a celebração deste ano é “Nunca afaste de algum pobre o teu olhar” (Tb 4,7).
Identidade visual
A identidade visual para esta jornada, em forma de mosaico indica a necessidade de conectar os povos dos campos, das cidades, das florestas, das águas na interligação com a Casa Comum.
Os cenários, da identidade visual, foram construídos e organizados a partir de infográficos que se conectam à medida que as figuras ultrapassam as bordas. As cores quentes provocam a sensação de alegria, comunhão, refeição, acolhimento, com os elementos da cultura popular trazendo a dimensão artística, cultural, religiosa, documental, estética. Tudo isso, junto com presença humana e de toda natureza, no convite “Olhe para mim”.