Acontece nesta terça-feira, 12, às 15 horas, no Centro de Eventos e Educação Ambiental do Parque do Ingá, uma palestra sobre o atendimento à pessoa com deficiência, destinada a profissionais do setor de turismo de Maringá, formado pelos estabelecimentos de hospedagem, gastronomia, agenciamento, eventos, transporte turístico, taxistas, motoristas de aplicativo, experiência turística, entre outros.
A palestra “Acessibilidade, o que tenho a ver?” será ministrada pela arquiteta e urbanista Carolina Kaiser Fregieri, adepta da arquitetura sustentável e que se dedica à questão da acessibilidade até por ter uma irmã com deficiência.
A palestra para o setor de turismo é promovida pela Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo e pela Secretaria da Pessoa com Deficiência com o objetivo de incentivar o turismo inclusivo e responsável.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora, o trabalho consolida Maringá como um destino turístico inteligente em que a acessibilidade é um dos eixos. “Ao reunir todo o trade de turismo, demonstramos a importância da acessibilidade nos equipamentos, serviços e experiências, como forma de inclusão social. Além disso, envolvemos o setor na garantia de uma cidade acessível para toda população maringaense e aos turistas que nos visitam diariamente”, afirma .
“O encontro será uma oportunidade para sensibilizar o setor de turismo e demonstrar que as ações de acessibilidade representam a garantia dos direitos e, ao mesmo tempo, um diferencial para o estabelecimento, com a capacitação adequada, contínua e profissional da equipe de atendimento”, afirma a secretária da Pessoa com Deficiência, Maria Elizabeth Dumont Negrelli. Durante o evento, também haverá o lançamento do Programa de Capacitação do Trade de Turismo para o Atendimento à Pessoa com Deficiência.
Para garantir acessibilidade durante a palestra, o município disponibilizará veículo para realizar o traslado dos participantes PcD da entrada do Parque do Ingá até o centro de eventos. Além disso, as pessoas com deficiência que têm veículos poderão entrar no parque e seguir até o local da palestra.