Maringá registrou 89 mm de chuva em maio, segundo o Simepar

No geral, a chuva ficou abaixo da média no Paraná, aponta o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar)

chuva fraca

Crédito: Ilustrativa/Unplash

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Em maio de 2023, a chuva ficou abaixo da média no Paraná. O dado é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que registrou deslocamento de algumas frentes frias, mas a maioria apresentou fraca intensidade.

Em vários setores (noroeste, norte e central) a anomalia de precipitação (negativa) ficou acima de 80 mm. Esta situação ocorreu em Maringá (89 mm) e Guarapuava (93 mm). Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) também choveu menos do que a média histórica, com déficit variando entre 30 e 60 mm. No dia 4 de maio, ocorreram chuvas fortes, com alagamentos na capital.

No sudoeste e no sul paranaense, a precipitação acumulada até ultrapassou os 100 mm em várias estações meteorológicas (Palmas e Francisco Beltrão, por exemplo), mas mesmo assim houve déficit.

As temperaturas médias ficaram perto ou acima das médias climatológicas no Estado. “Tivemos algumas manhãs com temperaturas bastante baixas, mas as tardes apresentaram valores elevados por vários dias. No dia 11/05 houve registro de geadas no sul paranaense. Menor valor de temperatura do mês ocorreu em General Carneiro, com -1,8°C no dia 16/05. A temperatura máxima ocorreu em Loanda, com 34,3°C no dia 01/05”, diz o Simepar.

Crédito: Simepar

Abril
Em abril de 2023, a chuva ficou perto ou acima das médias climatológicas na maior parte do Paraná, segundo Simepar.

“Tivemos várias situações com chuvas mais expressivas e ocorrência de tempestades, o que favoreceu a ocorrência de precipitação. Houve déficit de chuva apenas em parte da região central (Guarapuava, por exemplo, choveu perto de 110 mm, para uma média de 125 mm). Já no litoral e no extremo noroeste choveu mais do que o dobro da média histórica (em Paranavaí e Guaratuba, por exemplo)”, diz o sistema.

A temperatura média apresentou valores abaixo das médias climatológicas em parte do oeste e no leste paranaense. “Tivemos o deslocamento de pelo menos duas ondas de frio, com destaque para a que atuou entre os dias 20 e 21/04. A menor temperatura do mês ocorreu em General Carneiro, com 0,3°C no dia 21/04. O maior valor de temperatura ocorreu em Loanda, com 36,1°C no dia 04/04”.

Com Simepar

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile