A prefeitura de Maringá está realizano nesta segunda-feira, 19, diversas atividades para atendimento de migrantes e refugiados. As ações incluem regulamentação de documentação de Registro Nacional Migratório e solicitação de refúgio. A programação vai até às 16 horas na sede da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), na Rua Luiz Gama, 89, Zona 1.
Durante o mutirão, também estão sendo ofertadas vagas de emprego, orientação para elaboração de currículo, varal solidário com roupas para doação e ações de beleza e cuidado. As atividades marcam o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho. “É compromisso da gestão municipal investir em ações que garantam o exercício da cidadania plena e a efetivação dos direitos de todas as pessoas. Com mais essa ação, consolidamos Maringá como uma cidade acolhedora”, afirma a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry.
A secretária lembra que os serviços municipais voltados para migrantes e refugiados são ofertados de forma contínua. No ano passado, a Gerência de Migrantes da Sejuc realizou 1,3 mil atendimentos de migrantes e refugiados de 31 nacionalidades. Criado pela gestão municipal, o Centro de Referência do Imigrante de Maringá atendeu 21 famílias. Para acessar a rede de serviços, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (44) 3221-7751 e (44) 3221-7763, inclusive pelo WhatsApp, ou buscar atendimento na Sejuc.