Maringá tem queda de 20% no número de novos casos de HIV

Dados foram divulgados pela Prefeitura de Maringá hoje dia(02)

HIV

Foto: Aldemir Moraes /PMM

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Segundo assessoria as políticas de prevenção adotadas pelo munícípio, são desenvolvidas em um conjunto de estratégias de atendimento denominadas “Prevenção Combinada”, que prevê a adoção de cuidados para prevenir o HIV/Aids, de acordo com as possibilidades e escolhas de cada pessoa. Sem exclusão ou substituição de um método a outro. A premissa é que as tecnologias preventivas podem ser conjugadas e combinadas com as intervenções já consagradas na resposta à doença.
Dentre as quais estão o uso de preservativos masculino, feminino e gel lubrificante, testagem regular para o HIV e outras ISTs, Profilaxia Pós-Exposição(PEP), tratar todas as pessoas que vivem com HIV/Aids, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), diagnosticar e tratar as pessoas com IST, imunizar para hepatites virais e HPV, prevenir a transmissão vertical e reduzir danos.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza todas as formas preventivas em relação ao HIV e todas as outras doenças sexualmente transmissíveis recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS).
Desde 2010, o MS preconiza o uso de medicamentos antirretrovirais.
A PEP se insere no âmbito da prevenção combinada e consiste na prescrição de medicamentos em até 72 horas após o contato da exposição de risco ao HIV. O atendimento é considerado de urgência e é realizado na Unidade de Pronto Atendimento 24h  UPA Zona Sul.
   De acordo com o coordenador, Marcelo Silva, desde 2019 o CTA vem oferecendo gratuitamente a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que consiste no uso de antirretrovirais (ARV) utilizados antes da exposição sexual para reduzir o risco de infecção da doença.
Essa estratégia tem se mostrado eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção.
A epidemia de HIV/Aids no Brasil está concentrada em alguns segmentos populacionais que respondem pela maioria de casos novos da infecção, como gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, profissionais do sexo e casais sorodiferentes.
Maringá tem atualmente aproximadamente 700 pessoas fazendo uso da PrEP no CTA. Os números da doença vêm decrescendo. Nos últimos dois anos ocorreu queda de 20%.
A Secretaria de Saúde de Maringá tem realizado a orientação que qualquer pessoa que passou por uma situação de risco sem uso de preservativos faça testagem de rotina.
O CTA faz em média 500 testes por mês. O atendimento é diário, das 7h às 16h de segunda a quinta-feira. As demais Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também fazem a testagem gratuita por meio de agendamento.
O teste é feito com profissionais especializados, sob sigilo, e o resultado é apresentado em apenas 15 minutos.

HIV tratamento

  O tratamento é feito por meio Antirretrovirais (ARV). O médico que realiza o acompanhamento prescreve a medicação ideal para cada paciente, lembrando, que os novos antirretrovirais praticamente não possuem efeitos colaterais. A nova medicação é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente.

HIV O que é

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

HIV tem cura

Atualmente, não existe cura. E também não existe vacina contra o HIV.

Biologia

O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

HIV transmissão:

  • Sexo vaginal sem camisinha;
  • Sexo anal sem camisinha;
  • Sexo oral sem camisinha;
  • Uso de seringa por mais de uma pessoa;
  • Transfusão de sangue contaminado;
  • Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;
  • Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Assim não pega:

  • Sexo desde que se use corretamente a camisinha;
  • Masturbação a dois;
  • Beijo no rosto ou na boca;
  • Suor e lágrima;
  • Picada de inseto;
  • Aperto de mão ou abraço;
  • Sabonete/toalha/lençóis;
  • Talheres/copos;
  • Assento de ônibus;
  • Piscina;
  • Banheiro;
  • Doação de sangue;
  • Pelo ar.

Mais notícias acesse: Jornal O Maringá

Fonte: PMM/SESA

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile