A Prefeitura de Maringá deverá vacinar contra Covid-19 em torno de 60 mil crianças na faixa etária entre cinco a 11 anos a partir deste mês de janeiro, de acordo com o levantamento de cadastros existentes no sistema Gestor da Secretaria de Saúde. A previsão do Ministério da Saúde é que a vacinação para crianças seja iniciada nos Estados brasileiros a partir do dia 14 de janeiro.
O prefeito Ulisses Maia usou as redes sociais na segunda-feira (11) para informar a população que o lote de vacinas para crianças deve chegar nesta quinta-feira (13) no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. “Na sexta-feira serão distribuídos aos Estados. Assim que chegar em Maringá, iniciaremos a aplicação”, anunciou.
O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, afirmou que Maringá está preparada para o início imediato da vacinação de crianças contra covid-19 assim que as doses chegarem ao município.
Os pais/responsáveis deverão acompanhar as crianças ou preencher e assinar o termo de autorização da aplicação da vacina. Será necessário apresentar documento pessoal como foto da criança e carteira de vacinação. A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer, autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.
De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, a vacinação das crianças vai atender diretrizes semelhantes às dos adultos. Será iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade: iniciando pelos 11 anos até chegar aos cinco anos.