Maringá vai sediar um dos maiores eventos de arborização do mundo

Secretário da SEMUSP, Paulo Gustavo, explica sobre o congresso e os desafios em quase três anos à frente da pasta na cidade

Secretário da SEMUSP, Paulo Gustavo - foto: Pamela Maria

Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), como “Cidade Árvore do Mundo”, Maringá que conta com uma vasta área verde, também tem investido no cuidado com a arborização do município.

Há quase três anos, Paulo Gustavo foi nomeado o secretário mais jovem da gestão Ulisses Maia. Na Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMUSP), Paulo Gustavo destaca que o setor é bem complexo e demanda atenção em frentes como, coleta de lixo (convencional e seletiva), varrição da cidade, a roçada, a arborização (remoção, poda, plantio, paisagismo), além de recolhimento de animal morto, controle de formiga, cupim, abelha, entre outros.

Além disso, o secretário frisa que a cidade avançou muito no setor. “A cidade está limpa. Resolvemos um grande problema que era a questão da roçada. Toda época de verão tinha mato alto, conseguimos equilibrar”. Paulo Gustavo afirma que até o término do mandato em 2024 o problema de arborização que ainda existe, estará solucionado. “Esse ano nós vamos zerar as emergências da arborização e no ano que vem vamos zerar as urgências”.

Cerca de 600 servidores da secretaria trabalham por toda a cidade, além de outras pessoas terceirizadas que realizam demandas quando necessário. O secretário destaca ainda que a escolha da cidade para receber o evento de arborização vem como reconhecimento do trabalho que tem sido realizado todos os dias. “Todo momento tem uma equipe nossa trabalhando, durante o dia claro, mas a noite nós temos a equipe que faz a coleta, faz o recolhimento daquelas lixeiras do centro, a limpeza da região central que não dá para fazer de dia por conta do movimento”.

O Congresso Brasileiro Ibero-Americano de Arborização Urbana reunirá palestrantes nacionais e internacionais a partir do dia 15 de setembro. A discussão sobre arborização urbana vai contar com vários mini cursos, campeonato brasileiro de escalada em árvores, congresso mirim, entre outros. “Para nós é uma honra receber esse evento tão prestigiado, tão bonito, rico de conhecimento em relação à arborização”, exalta o secretário.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

 

– Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores

De 15 a 17/9

Local: UEM

 

– Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU) Mirim

De 18/9 e 19/9

Local: UEM

 

– Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU)

De 19/9 a 22/9

Local: Acema

Visitas Técnicas

 

– Visita Técnica Parque do Ingá

– Tour das Árvores de Maringá

– Visita Técnica UEM

Dia 18/9

 

– Visita Técnica Parque Alfredo Nyffeler e Parque do Japão

Dia 19/9

 

Sair da versão mobile