Maringá capacita profissionais da saúde para detecção e diagnóstico precoce da varíola dos macacos

Município também iniciou treinamento em psico-oncologia, que visa orientar profissionais que realizam assistência e cuidados de pacientes com câncer.

varíola dos macacos

Foto: Aldemir Moraes - PMM

Varíola dos Macacos(Monkeypox)

O início da capacitação dos profissionais começou nesta segunda-feira, 4, e visa a detecção e diagnóstico precoce da varíola dos macacos (Monkeypox). Sendo que o treinamento foi no auditório Hélio Moreira, com a médica infectologista Ana Cristina Medeiros Gurgel.
Até agora, foram registrados mais de 4 mil casos de varíola dos macacos em 48 países, sendo 77 no Brasil. Segundo a infectologista: “Errar por excesso de zelo, é melhor” disse,  a palestra foi ministrada para profissionais da rede pública e privada.
Ana Cristina Medeiros Gurgel apresentou um histórico da varíola dos macacos, citou procedimentos de prevenção, primeiros atendimentos, encaminhamentos de pacientes, tratamentos, entre outros. A capacitação sobre Monkeypox terá mais uma turma nesta quarta-feira, 5, também no auditório Hélio Moreira.

 Psico-Oncologia

Foto: Aldemir Moraes/PMM
Já nesta terça-feira, 5, começou o treinamento sobre psico-oncologia, que visa orientar profissionais que realizam assistência e cuidados de pacientes com câncer. As atividades seguirão na quarta e quinta-feira, no La Vie Espaço Psicológico, na rua Imburana, 175, na Zona 5.
Entre os temas que serão abordados pela especialista em psico-oncologia, Ana Rosa Ramos, e que tem experiência internacional estão: “a relação médico-paciente na oncologia: comunicando a doença”; “luzes e sombras: o corpo na incerteza da oncologia”; “o enfrentamento do diagnóstico: o câncer para o paciente e para a família”, entre outros.
Ciclo de Capacitação
• Varíola dos macacos (monkeypox)
Dias 4 e 6 de julho de 2022, às 19h
Auditório Hélio Moreira, Paço Municipal
•  Psico-oncologia
Dias 5, 6 e 7 de julho de 2022, às 19h
La Vie Espaço Psicológico, na Rua Imburana, 175, na Zona 5
Mais notícias acesse: O Maringá
Fonte: Assessoria PMM
Sair da versão mobile