Assim como o girassol, o maringaense busca o sol. Ou melhor, mira o campo de girassóis do Eurogarden, bairro planejado para ser inteligente e autossustentável.
Já virou tradição aguardar com ansiedade a nova florada para fazer selfies, registros da paisagem e até mesmo ensaios fotográficos.
Neste sábado (17), ocorreu logo cedo a abertura do campo para os visitantes. “Eu venho desde o primeiro ano. Eu pedalo”, diz a funcionária pública aposentada Ana Elizabeth Morelli, em conversa com a reportagem.
Ela explica que, quando começou a andar de bicicleta após a aposentadoria, um dia passou pelo local e viu, por acaso, os girassóis do Eurogarden. Segundo ela, naquela época o campo ainda não havia sido divulgado. “Todo ano eu venho no primeiro dia”, referindo-se à abertura.
Aliás, na manhã de sol forte deste sábado Morelli estava a bordo de sua bike, em um “pedal leve”, fazendo fotos e vídeos dos girassóis para postar nas redes sociais, da mesma forma que os moradores da região de Maringá, encantados com o amarelo das flores que seguem o sol.
“Eu amo todas as flores. A natureza é maravilhosa”, afirma a ciclista. “Eu tenho certeza de que o maringaense está muito feliz com o projeto do Eurogarden”, elogiando o lado deslumbrante e apaixonante do bairro. “Dá vontade nem de ir embora”.
Ensaio
Na manhã ensolarada e quente deste sábado, a reportagem conferiu o movimento geral dos visitantes, com câmeras e smartphones na mão.
“É um lugar lindo. Aqui ficou um lugar encantador para tirar fotos, para fazer um ensaio”, explica a agente de vendas Andressa Dério, destacando que a sua família aproveitou a bela paisagem para o registro visual. A mãe dela havia se casado no cartório, um pouco mais cedo neste sábado, e logo em seguida foram todos até o Eurogarden com uma fotógrafa para o ensaio oficial.
“É a minha flor preferida. É lindo demais”, observa a técnica de enfermagem Lara Kubota, acompanhando o grupo de maringaenses, que também tinha o mecânico Willian Betinelli.
Dicas
Segundo informações do Eurogarden, é preciso ter cuidado com as abelhas, pois elas estão trabalhando nas flores. Crianças, idosos e alérgicos devem ficar mais atentos para evitar acidentes. “Traga quem você ama. Fotos com amor ficam muito mais bonitas”, diz o perfil nas redes sociais.
Outra dica é se proteger do sol, passando protetor solar. Também é aconselhável levar água para se hidratar.
O movimento da av. Francisco Ferreira de Miranda aumenta com tantos visitantes. “Por favor, cuide-se e cuide de quem você ama”.
O local tem estacionamento para veículos.
E não é permitido: colher girassóis, uso de bebida alcoólica, som alto e jogar lixo no chão.
Transporte
Para quem for de transporte coletivo, há um ponto de parada em frente ao campo de girassóis. É só pegar o ônibus da linha Cidade Verde Sarandi – 254M Sentido para Bairro / Monte Rey.
Localização
O campo dos girassóis fica na av. Francisco Ferreira de Miranda, via paralela à ferrovia que corta Maringá. Um dos caminhos é seguir pela av. Centenário – paralela à Av. Brasil – acessar a rotatória e entrar na segunda saída a direita, passando em frente à ANPR (Associação Norte Paranaense de Reabilitação), e em seguida entrar na via à direita e seguir adiante, pela lateral da linha do trem.
E quem já é acostumado a vir ao Eurogarden pela Av. José Alves Nendo e quer chegar aos girassóis, pode seguir por esta via, passando em frente à Nupagri – UEM (Núcleo de Pesquisa Agrícola), fazer a curva à esquerda e, cerca de 500 metros adiante, chegará aos acessos do campo.
Entenda
“O Eurogarden nasce na área urbana de Maringá, na extensão da avenida Brasil. Um lugar projetado para oferecer conforto, sofisticação e modernidade, unindo tranquilidade e segurança. Os edifícios serão interligados, privilegiando a mobilidade urbana e garantindo a harmonia de uma cidade inteligente e tecnológica. Seguindo o DNA de Maringá, possui ampla arborização, com espécies de árvores europeias. As edificações estão sendo projetadas para receber luz solar, ventilação e captação de água da chuva. A rede elétrica pública é subterrânea. A área fica próximo ao futuro fórum de Maringá e terá grande variedade de serviços à disposição, com alta gastronomia e opções de entretenimento. Um bairro, onde as famílias poderão trabalhar, estudar e ter qualidade de vida”, conforme informações do site Eurogarden.
“A área privativa total do Eurogarden é de 583 mil metros quadrados. Serão realizadas entregas incrementais do projeto, possibilitando o desenvolvimento progressivo da região”.
O bairro é o primeiro na América Latina com pré certificação WELL, focada na saúde, bem-estar e no conforto dos usuários. “É a primeira etapa de uma certificação global, que coloca um bairro do Sul do Brasil no centro do mundo. Um selo que comprova que cada detalhe no Eurogarden está alinhado com o bem-estar das pessoas. Para que cada um se sinta único e contribua para futuras gerações com consciência no desenvolvimento”, diz o Eurogarden.
Serviço
O funcionamento diário do campo de girassóis do Eurogarden é das 7h30 às 19h. Desse modo, o final de semana pode ser aproveitado para curtir o espaço com a família e tirar fotos.
Ah, lembre-se de compartilhar com #eurogardenmaringa