Diversos locais limpos na grande ação de limpeza para controle da dengue nos últimos dias 7 e 8 de fevereiro, já estão sujos novamente. Mesmo com as placas instaladas e que indicam a proibição do descarte de lixo, o que se vê em alguns pontos, são entulhos que foram jogados, ocasionando perigo a toda a comunidade.
Realizar este tipo de descarte é crime ambiental com aplicação de multa que varia entre R$ 2 mil e R$ 500 mil, além de ser um total descaso e desrespeito com as demais pessoas da cidade. O secretário de Limpeza Urbana, Infraestrutura e Defesa Civil, Vagner Mussio lembra que o município tem serviço de recolhimento de inservíveis e outros materiais. “Nós realizamos o recolhimento na casa do contribuinte. Os valores gastos para recolhimento dos inservíveis descartados de forma irregular é muito superior. São recursos que poderiam ser investidos em outros serviços.”

Para solicitar o recolhimento
De forma fácil, rápida e acessível, a comunidade pode solicitar o recolhimento de colchões, eletrodomésticos e móveis em geral por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura. A solicitação deve ser feita na aba ′recolhimento de inservíveis′. Com o agendamento, os materiais são recolhidos na casa do contribuinte no dia agendado. Podem ser descartados dois itens por residência no mês.
Além disso, o município tem mais de 270 pontos para descarte de diversos materiais, como óleo de cozinha usado, sucata eletrônica, esponjas, pilhas, medicamentos, escova de dente usada e outros. O município elaborou um mapa em que a comunidade pode conferir os locais mais próximos para o descarte correto e os dias da coleta seletiva e convencional nos bairros. ACESSE O MAPA

Denuncie
As denúncias devem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal no aplicativo Ouvidoria 156 Maringá, no site ou pelo telefone 156. É importante que o reclamante reúna o máximo de informações possíveis como fotos, vídeos e placa do veículo para que o infrator seja identificado e multado.