O cantor e compositor Mestrinho, considerado um dos maiores acordionistas do Brasil, vai encerrar o Mês da Música de Maringá, no próximo dia 27, fechando uma programação que desde o início do mês terá oferecido mais de 30 atrações gratuitas em diferentes locais públicos.
O Mês da Música é um evento da prefeitura de Maringá realizado pela Secretaria de Cultura, que promove o acesso à cultura e a música durante todo o mês de agosto. Este é o terceiro ano do evento, que nasceu em plena pandemia de coronavírus e fez sucesso ao apresentar as atraçõoes musicais, oficinas e cursos pelo Youtube.
Na próxima segunda-feira, 14, às 20 horas, na Travessa Jorge Amado, haverá a apresentação de uma Super Banda, que unirá 80 músicos independentes, incluindo bateristas, guitarristas, baixistas e vocalistas.
E no último dia, além de Mestrinho e seu acordeon, a Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Coral da Sanepar abrem as apresentações, a partir das 18 horas.
Mestrinho é um dos instrumentistas mais respeitados da atualidade, tendo sua carreira solo e com histórico de participar de turnês internacionais com Elba Ramalho e Gilberto Gil. Com Gil, teve a oportunidade de dividir palco, participar de um álbum e tê-lo como convidado no primeiro disco solo, “Opinião”, para cantar uma das faixas. Ele também teve parcerias com Dominguinhos, Paula Toller, Zeca Baleiro, Zélia Duncan entre outros.
No vídeo, Mestrinho toca e canta “Te faço um cafuné” com o bandolinista Hamilton de Holanda, que foi o primeiro músico a se apresentar no Mês da Música em Maringá, em agosto de 2021.
“Essas atrações de peso reforçam o título de Cidade Canção de Maringá. É um mês para que toda a comunidade possa ter acesso a diferentes opções artísticas, uma forma de democratizar a cultura para todos os maringaenses”, destaca o secretário de Cultura, Victor Simião.
Para o Mês da Música, o município abriu edital para seleção de oito espetáculos, dos quais quatro foram destinados exclusivamente para artistas e grupos formados por mulheres. Além disso, o evento conta com apoio do Núcleo de Escolas de Música de Maringá (Núsica) e do curso de graduação em Música da UEM. A programação segue até o final do mês com apresentações e oficinas diárias em locais como o Terminal Urbano, Teatro Barracão Paulo Mantovani, Parque do Ingá, Aeroporto Regional, escolas municipais, entre outros.