As tecnologias imersivas como realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista e computação espacial (conceito lançado recentemente pela Apple), serão apresentadas durante o 1º Metaverso Experience do UniCV, durante a 2ª Semana de Inovação de Maringá, realizada pela Prefeitura. A Inova Week Maringá será realizada a partir desta segunda, 16, até sexta-feira.
Durante o evento, o projeto Smart Space UniCV – braço de inovação da instituição -, e a StartUp XSpaces mostrarão aos visitantes a “Internet do futuro”, por meio de óculos 3D. Aos estudantes, na quarta-feira (18), das 18h às 21h, serão lançados problemas para serem resolvidos durante o próprio evento. E as melhores soluções serão premiadas.
O CEO XSpaces, Ricardo Matiello, explica que no 1º Metaverso Experience do UniCV os participantes irão experimentar uma nova forma de acessar a internet e ferramentas de trabalho, por dispositivos de última geração, que mesclam realidade virtual e realidade aumentada. A nova forma é apontada por especialistas como a maneira que iremos interagir em nosso dia a dia, no uso pessoal, aprendizado ou corporativo. “O conceito parte da premissa de que vamos deixar de ver o mundo virtual através de uma pequena janela (que hoje são as telas de Smartphones, Tablets e Computadores), para estarmos totalmente imersos dentro do mundo digital, onde a internet estará literalmente à nossa volta”,afirma Matiello.
Outra proposta da startup maringaense e do UniCV, no Metaverso Experience, é que os participantes conheçam as tecnologias disponíveis no mercado corporativo que, aos poucos, estão sendo levadas às universidades. Matiello afirma que a internet imersiva oferece uma nova forma de comunicação, muito mais interativa e dinâmica, proporcionando uma experiência sensorial marcante aos participantes. “Quando usada na educação, ela tem o potencial de acelerar em até 4x o aprendizado e de melhorar em 275% a confiança do aluno quando o aprendizado do mundo virtual é aplicado na prática. Os dados são de uma pesquisa feita pela consultoria PwC”, complementa o fundador da XSpaces, Ricardo Matiello.
O reitor do UniCV, José Carlos Barbieri, defende eventos como o Metaverso Experience, que criam ambientes de inovação e aprendizagem mais dinâmicos e interativos aos alunos. “Formar bons profissionais, alinhados com o mercado atual, é um desafio constante, porque depende da construção de um aprendizado significativo em um ambiente de inovação e educação”, diz Barbieri.
Para a coordenadora do Smart Space UniCV, professora Camila Chirnev, o aprendizado em inovação durante o ensino superior tem se tornado indispensável nos dias atuais. “O fomento em tecnologia e inovação durante a faculdade são alguns dos recursos mais importantes para a formação acadêmica, pois prepara os estudantes para os desafios desta nova era digital”, finaliza a coordenadora.
No 1º Metaverso Experience UniCV, os participantes terão que resolver um problema dentro de um ambiente virtual, por meio de óculos 3D, acompanhados de outras pessoas, que não estarão presentes no mesmo espaço físico, mas que irão interagir e colaborar na resolução deste desafio dentro do mundo virtual, como se estivessem juntas, no mesmo ambiente – sensação que o Metaverso propicia.