Milhares de pessoas fazem coro com Elba Ramalho no Show do Dia do Trabalhador em Maringá

O show gratuito oferecido pelo prefeitura aconteceu na Praça da Catedral

O Maringá

Pouco importava se a pessoa era nordestina ou sulista, se era jovem ou mais madura, se amante de rock ou de sertanejo. O que se viu e ouviu foi um coral de centenas de vozes entoando junto com Elba Ramalho canções que já ganharam o status de clássicos da música brasileira, como “De volta pro meu aconchego”, “Ai, que sodade d’ocê”, “Sabiá”,”Chão de giz” e mesmo as mais balançadas, como “Eu só quero um xodó”, “Frevo mulher” e outras tantas consagradas por sua voz nos últimos 45 anos. Assim foi a noite de domingo no show gratuito que a prefeitura de Maringá ofereceu à população pelo Dia do Trabalhador, na Praça da Catedral. No palco, a estrela era Elba Ramalho.

A Secretaria da Cultura, que organizou o evento, calcula que cerca de 15 mil pessoas prestigiaram o show de Elba.

Perto do palco, com olhos marejados, estava a professora da rede municipal de ensino Nilza de Carvalho, de 52 anos. Fã da Elba Ramalho desde a infância, ela teve a oportunidade de ver a cantora de perto pela primeira vez. “Desde os dez anos eu canto e interpreto as músicas da Elba. Ganhei muitos prêmios cantando as músicas dela. Essa é a primeira vez que assisto um show dela. Eu era de cidade pequena, o meu sonho era vê-la, e hoje, depois de 42 anos, estou realizando. Minha infância passou pela minha cabeça em cada música que ela cantou”, disse emocionada.

O comerciante Renato da Silva, de 37 anos, veio de Londrina para curtir um forró com Elba Ramalho. “Elba é um dos maiores nomes da música brasileira. Quando soube que ela viria para Maringá, nem acreditei. Fiz questão de vir. Vê-la pessoalmente foi surreal e foi impossível ficar parado”, destacou. “O show foi lindo e muito organizado”, acrescentou.

Além dos maringaenses, muita gente da região também compareceu à Praça da Catedral para cantar junto com Elba Ramalho Foto: Thiago Louzada

O prefeito Ulisses Maia (PSD) reforçou o compromisso da gestão municipal em levar entretenimento gratuito à população. “Lotamos a Praça da Catedral para mais uma atração de renome nacional. Dessa vez, em homenagem aos nossos trabalhadores e trabalhadoras maringaenses, que tanto nos orgulham. A gestão municipal investe em ações culturais para todos os públicos”.

O secretário de Cultura, Victor Simião, destacou que, além de garantir lazer à população, as ações culturais promovem a ocupação dos espaços públicos e movimentam a economia local. “Milhares de pessoas lotaram o centro da cidade e cantaram junto com a Elba. Muitas vieram de outros municípios para esse show histórico e aproveitaram para comer nas barracas da Festa da Canção, na Praça da Prefeitura”.

https://www.youtube.com/watch?v=J6Kts891bhM

Uma pequena mostra do show de Elba Ramalho gravada em telefone celular para a página Turismo em Maringá e Região, no Youtube

 

Em seus quase 45 anos de carreira, Elba Ramalho tem sido uma das cantoras brasileiras mais solicitadas para shows devido à sua performance no palco. Ela é presença constante nas festas juninas do Nordeste, como a de Caruaru o São João de Campina Grande, na Paraíba, considerado o maior São João do mundo. É também grande momento na história da música brasileira o show “O Grande Encontro”, que ela faz ao lado de Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho.

Na despedida, antes de deixar o palco, Elba Ramalho homenageou a cidade ao cantar um trecho da música “Maringá”, de Joubert de Carvalho. “Maringá, Maringá, depois que tu partiste, tudo aqui ficou tão triste, que eu garrei a maginá”, cantou e emocionou o público.

Sair da versão mobile