Prefeitura confirma a desativação da Ala Pediátrica do Hospital Municipal
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) e o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, estarão em Maringá na próxima sexta-feira, 21, para a inauguração dos primeiros 10 leitos da UTI do Hospital da Criança. O hospital é fruto de parceria dos governos federal, estadual e municipal e destina 60% de seu atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A inauguração será as 10 horas e contará também com a presença de representantes da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, instituição sem fins lucrativos que administra o hospital, além de prefeitos e secretários de Saúde dos municípios da região noroeste do Paraná, já que a área de abrangência do Hospital da Criança de Maringá engloba mais de 100 cidades.
O Hospital da Criança Irmã Maria Calista foi inaugurado em setembro do ano passado, começando com leitos de enfermaria e atendimento em algumas especialidades. A programação prevê o aumento do atendimento por etapas, podendo chegar o hospital ter sua estrutura de funcionamento completa em três ou quatro anos, quando vai oferecer 141 leitos de enfermaria, 40 de UTI e 12 para observação, além dos serviços em Oncologia, Cardiopatia, Ortopedia, enfim, todas as especialidade, inclusive transplantes e tratamento de doenças raras.
A UTI Neonatal é prevista para setembro de 2026.

Hospital Municipal desativa Ala Pediátrica
O Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar) iniciou mobilização contra o fechamento da Ala Pediátrica do Hospital Municipal, anunciado pelo secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, mas a prefeitura informa que o fechamento já está decidido.
Segundo o secretário, o espaço dedicado ao atendimento de crianças no HM perde sua função na medida em que o Hospital da Criança vai sendo estruturado e absorvendo o atendimento do público infantil, não somente de Maringá, mas de mais de 100 cidades da região.
Segundo Nardi, a desativação da Ala Pediátrica já era prevista desde o início da construção do Hospital da Criança. Além disso, a prefeitura continuará com o Pronto Atendimento da Criança (PAC), junto à UPA Zona Norte, no Jardim Alvorada, que, inclusive vai dispor de boa parte dos leitos que hoje estão na Ala Pediátrica do HM.
Veja também