A idealizadora do projeto 1º Movimento Hip Hop Resgate e Cidadania, Sandra Paula Souza, ‘Sandrinha MGA’, explica que a ideia de criar o movimento, juntamente com o Rapper e B-Boy Jefferson, o ‘J2F’, surgiu pela falta de cultura nas periferias de Maringá.
Segundo Sandrinha MGA, o Hip-Hop ainda não está no cotidiano da população em geral porque faltava uma iniciativa como essa, em que todas as pessoas pudessem ter a possibilidade de participar. “O Hip-Hop hoje em dia é muito elitizado. A maioria dos eventos só acontecem na Vila Olímpica, no Centro e aí a gente sentiu essa falta de ter esse olhar para a comunidade que é onde estão os menos favorecidos”.
O 1º Movimento Hip Hop Resgate e Cidadania é o pontapé inicial e busca levar atividades culturais diversas e ações sociais para os bairros da Cidade Canção, inserindo crianças e jovens nesse âmbito. “Hoje em dia a gente vê as crianças voltadas apenas para a internet, não tem um evento de cultura, algo que floresça isso na mente deles”, salienta Sandrinha.
Ela conta ainda que o intuito também é a partir desse marco, realizar esse modelo de movimento a cada três meses em localidades distintas de toda a cidade. “Pegar norte, sul, leste, oeste levando a cultura, explanando para a criançada, para a comunidade levando a obra social que faz parte do Hip-Hop”, complementa.
Sandrinha conta que está surpreendida com a proporção que o movimento tem tomado, pois são muitas pessoas envolvidas no projeto e que trabalham engajadas para que tudo saia da melhor forma.
“A gente tinha pensado em algo pequeno só pra conseguir levar pra comunidade e levar para algumas crianças. Aí foi crescendo e Deus abençoou para sair esse dia maravilhoso pra nós e para a comunidade”.
FAMÍLIA
O produtor do Movimento José Augusto Ramos, mais conhecido como ‘Nugget’, expõe que o projeto é mais voltado para a família, com atividades pela manhã para as crianças com danças, esportes, cortes de cabelo, pintura no rosto, aulas de desenho, cama elástica, lanche, entre outros. Na parte da tarde, o foco maior vai ser para os adultos com as Batalhas de danças valendo prêmios.
Nugget comenta a importância da presença da comunidade e frisa que o evento é gratuito e livre para todos os públicos.
“A gente pede um quilo de alimento na entrada, mas não é obrigatório. A gente pede a conscientização de todos que puderem levar o alimento para podermos estar doando. Não tem idade mínima e nem máxima para poder participar, tanto infantil quanto adulto”.
O produtor complementa destacando o significado do Movimento. “Mostrar como a nossa cultura pode
ter uma contrapartida para a sociedade”.
LOCAL
O local escolhido para a inauguração do Movimento Hip-Hop Resgate e Cidadania foi o Centro Esportivo Miosótis, localizado na rua Hermínio Girardi no conjunto Herman’s M. Barros. As atividades iniciam às 9 da manhã.
Veja a entrevista completa: