No Dia Internacional da Mulher Rural, evento em Maringá debate oportunidades para mulheres no agronegócio

Produtoras, docentes e pesquisadoras compartilharão suas experiências em evento gratuito, promovido pelas empresas Alltech e Alltech Crop Science

mulher rural

Exercendo diferentes funções no meio rural, mas melhores buscam mais protagonismo Foto: Divulgacao/Shutterstock

O protagonismo das mulheres no agronegócio será tema de um evento especial em Maringá, que reunirá produtoras, docentes e pesquisadoras na próxima quarta-feira, 11, das 9 às 11 horas, no Auditório da Uningá. O encontro, organizado pela Alltech e Alltech Crop Science, acontecerá em celebração ao Dia Internacional da Mulher Rural, comemorado em 15 de outubro.

A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem objetivo de reforçar o papel delas na produção de alimentos. Com entrada gratuita, a programação será aberta ao público em geral. Os universitários que se inscreverem pelo formulário https://forms.office.com/r/EjJG61JCRb receberão certificado para horas complementares.

 

Mão de obra feminina aumenta no meio rural

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), as mulheres representam 43% de toda a mão de obra agrícola. No Brasil, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apontou que, nos últimos 10 anos, a participação feminina na atividade agrícola aumentou 109%. No entanto, a ONU destaca que muitas dessas mulheres ainda enfrentam dificuldades para ganharem o devido reconhecimento por desempenharem atividades rurais.

O encontro será dividido em dois painéis. A proposta é exaltar a força feminina no campo a partir da visão de diferentes profissionais. Com a temática “Oportunidades na indústria e no campo para as mulheres”, o primeiro painel abordará essa presença na ótica de profissionais da agroindústria. Participarão deste debate: a diretora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Maringá (UEM), Adriana Aparecida; a doutora em Zootecnia e docente da UEM, Simara Marcia Marcato; e as engenheiras agrônomas Rayssa Santos e Mayra Soares, pesquisadoras da Alltech Crop Science.

Segundo o Censo Agropecuário de 2017, o Paraná tem mais de 40 mil mulheres à frente de propriedades rurais. No segundo painel do evento, intitulado “Liderança e sucessão da mulher no campo”, as produtoras rurais Andressa Mizote, Isabela Micheli Batalini e a zootecnista Miqueli Sesco de Mendonça contarão suas experiências e os desafios de gerir fazendas. As duas conversas serão mediadas pela jornalista e apresentadora especializada no agronegócio Rose Machado.

 

Inclusão promove inovação

A Alltech considera que a inclusão favorece a criatividade, promove a inovação, além de ser fundamental para o seu propósito de Trabalhar juntos por um Planeta de Abundância. Por isso, em 2019, a empresa escolheu a Igualdade de Gênero como um dos nove Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas aos quais se comprometeu a promover. No final de 2022, a Alltech renovou sua parceria com o Programa de Mentoria Mulheres na Alimentação e Agronegócio (WFA), para capacitar mais mulheres na indústria alimentar e agrícola a progredirem em suas carreiras por meio de mentoria gratuita. Com apoio da empresa, o número de participantes da iniciativa cresceu para 320 pessoas no último ano.

A Alltech é uma empresa fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, que oferece tecnologias inteligentes e sustentáveis para o agronegócio. Nossas soluções melhoram a saúde e a nutrição de plantas e animais, oferecendo como resultado produtos mais nutritivos para as pessoas, assim como um menor impacto ao meio ambiente.

Sair da versão mobile