O professor Munetaka Ganaha, do Japão, com 35 anos de experiência em educação e que já ocupou cargos como diretor de Gerenciamento de Risco de Sistemas na Mizuho Securities em Tóquio, vice-presidente de Auditoria Interna no JPMorgan e Goldman Sachs em Tóquio, e vice-presidente Assistente de Segurança de Sistemas de Informação e Planejamento de Continuidade de Negócios no Citibank, N.A. em Tóquio, está hoje em Maringá para proferir uma palestra intitulada “O Sistema Educacional do Japão: Educação Básica e Formação de Professores”.
A palestra acontecerá no Auditório Euro e é direcionada aos alunos do 1º ao 8º semestre do curso de Pedagogia. A exposição do professor terá duração de 60 minutos e em seguida haverá um tempo para perguntas e respostas, oportunidade única para que futuros docentes preparados pelo UniCV possam interagir com as percepções do Professor Ganaha.
A vinda de Ganaha a Maringá é a convite do Centro Educacional Cidade Verde (UniCV) e a apresentação visa trazer esclarecimentos para alunos matriculados no curso de Pedagogia acerca de estratégias e práticas adotadas por um dos melhores sistemas educacionais do mundo.
O tema escolhido enfatiza a importância de compreender a abordagem educacional de um país renomado pelo seu sistema excepcional. A palestra tem como objetivo facilitar a compreensão abrangente da estrutura e características do sistema educacional japonês, com foco especial na educação básica e na formação de educadores.
“A abordagem educacional internacionalmente aclamada do Japão contribuiu grandemente para o seu desenvolvimento e progresso ao longo dos anos. Com indicadores educacionais consistentemente elevados, explorar as metodologias, políticas e práticas empregadas pelo país serve como fonte de inspiração para possíveis projetos educacionais”, diz a coordenadora de Pedagogia, Elaine Rodrigues.
Munetaka Ganaha atualmente é professor visitante na Universidade Meio em Okinawa e membro do corpo docente da Escola de Pós-Graduação da Universidade de San Ignacio de Loyola. O professor Ganaha possui experiência docente e atua também como Consultor Sênior do Programa de Assistência Financeira Não Reembolsável para Projetos Comunitários de Segurança Humana (APC) na Embaixada do Japão no Peru.
A palestra que ministrará tem como objetivo proporcionar uma visão abrangente do sistema educacional do Japão, destacando aspectos essenciais, como currículo, estrutura organizacional escolar, ênfase na formação de professores e o papel valorizado dos educadores na sociedade japonesa.