Na quarta-feira (24) será lançado o mutirão da saúde pela Prefeitura de Maringá com o objetivo de realizar 7,5 mil cirurgias eletivas, 140 mil exames e 100 mil consultas especializadas para os próximos meses.
A ação é resultado de investimentos de recursos próprios do município, que totalizam aproximadamente R$ 20 milhões, que serão revertidos em procedimentos que serão realizados de domingo a domingo, inclusive no período noturno.
As cirurgias acontecerão no Hospital Municipal, Santa Rita, Santa Casa, Hospital Universitário e Memorial. Parte dos exames será no Hospital do Câncer. As instituições públicas de saúde juntamente com os estabelecimentos particulares, que também foram conveniados para o mutirão, atenderão a demanda de solicitações de Maringá. Mensalmente eles poderão realizar 10 mil consultas especializadas, 750 cirurgias eletivas e 14 mil exames, dependendo de sua capacidade de atendimento.
Além dos pedidos de urgência, o mutirão intensificará casos represados durante a pandemia. Segundo o secretário de saúde, Marcelo Puzzi, todos os dias existem novas solicitações de cirurgias, consultas e exames, por este motivo a fila nunca zera.
A Secretaria de Saúde entrará em contato com os pacientes que estão na fila de espera, portanto é importante comparecer na unidade de saúde mais próxima de sua residência para atualização do cadastro. Após o contato, a equipe de saúde fará o encaminhamento para a realização dos procedimentos nos hospitais conveniados.