Na Semana da Consciência Negra, alunos aprendem sobre igualdade racial

Miriam Leila Palandri

Os turbantes que as professoras usaram têm simbolismo especial na cultura negra Foto: Divulgação

Os cartazes que decoram as paredes e corredores da Escola Municipal Professora Miriam Leila Palandri nos próximos dias são resultado de um trabalho desenvolvido durante a Semana da Consciência Negra por estudantes e professores, concluído com colagens que refletissem os assuntos debatidos.

Segundo a coordenadora Fabrícia Pereira Dias, as ações envolveram desde a diretora, Joyce Hoffmaster, todos os professores e os 190 estudantes de 1ª. a 5ª. série, tendo à frente as professoras  Maria Santa, Celina e Angelina.

Entre as ações se destacam estudos sobre a história, cultura e herança afro. As conversas sobre o assunto abordaram temas relevantes à população negra e sua participação na sociedade, como o antirracismo.

Os alunos viram também vídeos abordando o assunto e, no final, os estudantes do 2º. e do 5º. anos elaboraram colagens que refletem como eles entenderam a questão da igualdade racial. E são essas colagens que estão nas paredes da escola.

 

A professora Maria Santa, à direita, de calças compridas, satisfeita com o envolvimento de todos e o resultado alcançado Foto: Divulgação

Mais sobre a Escola Miriam Palandri

A Escola Municipal Professora Miriam Leila Palandri é a escola da Vila Bosque, na continuação da Avenida São Paulo, quase fundos do UniCesumar. É uma das primeiras escolas públicas de Maringá a atender em período integral, atingindo assim, a meta 6 do Plano Nacional de Educação, a qual prevê até o ano de 2024 ter todas as escolas públicas do país atendendo com 50% de sua capacidade de forma integral.

Antes de se tornar a escola da Vila Bosque, ela funcionou na Praça Napoleão Moreira da Silva, na esquina da Avenida Brasil com Rua Basílio Saltchuk, ao lado da mais famosa seringueira (figueira) de Maringá, depois foi para a Zona 4 e hoje está na Avenida São Paulo, no trecho que até pouco tempo atrás chamava-se Gurucaia.

Sair da versão mobile