Vestibular de inverno e verão da Universidade Estadual de Maringá encerra hoje o período de provas

No dia do vestibulando candidatos põem em prática todo o conhecimento adquirido com os estudos à distância em tempos de pandemia

Vestibular de inverno e verão da Universidade Estadual de Maringá encerra hoje o período de provas

Foto: Assessoria/ UEM

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

No dia 24 de maio é comemorado o dia do vestibulando. A palavra “vestíbulo” é originária do latim “vestibulum”, que representa o ingresso aos cursos superiores e foram denominados vestibulares.

Mas ser um vestibulando em tempos de pandemia não é uma tarefa fácil, além da dificuldade na escolha da carreira profissional devido à competitividade no mercado de trabalho, há também a pressão por parte da família, amigos e escola. E principalmente há a transição da adolescência para a fase adulta, pois com ela começam as maiores responsabilidades.

Atualmente em algumas regiões brasileiras ainda não houve a retomada integral das aulas presenciais devido à pandemia do coronavírus, por este motivo os estudantes tiveram que se preparar para o exame de acordo com a nova tendência: modelo de ensino à distância (baseado em conteúdo online por meio de plataformas digitais) ou híbrido, que intercala práticas pedagógicas presenciais e à distância.

De acordo com Ana Beatriz Azevedo de Oliveira, que prestou vestibular para Medicina, estudar em casa durante a pandemia exigiu mais dedicação, pois foi preciso criar uma nova rotina e não desanimar por estar isolada dentro de casa. “No começo pensei que seria mais ou menos um mês de isolamento social, mas os meses foram passando e o vírus infelizmente foi ganhando força no Brasil”, disse.

Além dos vestibulares aqui no Brasil, um dos critérios de seleção para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior atualmente é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com ele os estudantes concorrem a bolsas de ensino em programas como o Universidade para todos (ProUni) e Sistema de seleção unificada (Sisu).

E hoje que comemoramos o dia do vestibulando estão sendo realizadas aqui em Maringá as provas do vestibular 2020, que começaram na tarde de ontem (23) e terminaram nesta segunda-feira às 18h. Para este vestibular foram disponibilizadas aproximadamente 3 mil vagas em cursos de graduação. Segundo a organização o primeiro dia de provas obteve o maior índice de ausência, das 14.273 inscrições recebidas 6.604 estudantes não compareceram ao local de provas, ou seja, 46% dos candidatos.

Para a Professora Maria Raquel Marçal Natali, coordenadora da Comissão de Vestibular Unificado, esse índice já era previsível. “Essa é a primeira vez em que realizamos um vestibular de inverno e verão juntos e esse número é expressivo devido ao fato de estarmos na pandemia, condições financeiras do candidato que às vezes precisa se deslocar para outra cidade para realizar as provas e outros fatores”, disse.

O vestibular foi aplicado nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.

A partir do dia 15 de junho o resultado estará disponível no site da CVU.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile