Em sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 3, os vereadores da nova legislatura de Maringá aprovaram por unanimidade o projeto que cria 8 cargos de Chefe de Gabinete, 8 de Assessor Parlamentar e 16 cargos de Assessor de Gabinete. As vagas são para a contratação de cargos comissionados para atender os novos gabinetes resultantes da amplicação de 15 para 23 o número de vereadores em Maringá.
Também foi aprovada a ampliação dos cargos de provimento efetivo de Advogado, Assessor Administrativo, Assessor Legislativo, Assistente Administrativo e Contador. Foi aprovada ainda a criação de dois cargos de nível superior de provimento efetivo: um de Assessor Legislativo, especialidade Urbanismo, que deverá ser destinado a profissional de Engenharia Civil ou Arquitetura e Urbanismo; e outro de Assessor Legislativo, de preferência da área de contabilidade e economia para trabalhar com Orçamento.
O projeto de lei cria a Diretoria Financeira, vinculada à Diretoria Geral, sendo responsável pela gestão das atividades financeiras da Casa, competindo-lhe coordenar o planejamento orçamentário, supervisionar receitas e despesas, liderar e dirigir a equipe financeira, promovendo sua capacitação e otimização dos processos; assegurar a conformidade legal e a eficiência no uso de recursos; e elaborar relatórios financeiros para subsidiar decisões estratégicas.
Também há a criação do Núcleo de Assessoramento Técnico Superior, vinculado à Diretoria Legislativa, para o fornecimento de suporte técnico contínuo e especializado aos vereadores e às comissões permanentes ou temporárias da Câmara Municipal, nas áreas de contabilidade pública, urbanismo, engenharia, planejamento urbano, infraestrutura e outras questões pertinentes à gestão pública, entre outras atribuições.
Comunicação cada vez mais digital
Há ainda a reestruturação do organograma do Poder Legislativo com a transformação da Coordenadoria de Comunicação Social em Diretoria de Comunicação Social, vinculada à Presidência da Câmara Municipal, e criação das Coordenadorias de Comunicação Institucional e Coordenadoria de Comunicação Digital.
As mudanças na área da Comunicação são exigências dos novos tempos e das mudanças que estão ocorrendo na forma de se comunicar com a população.
A matéria volta para nova votação em outra sessão ordinária, a ser realizada neste sábado, a partir das 9h30.