Novos materiais para UTIs exclusivas do coronavírus chegam em Maringá

Entre os aparelhos estão sete respiradores e dez monitores cardíacos

Novos materiais para UTIs exclusivas do coronavírus chegam em Maringá

Foto: Prefeitura de Maringá

Novos materiais para UTIs exclusivas do coronavírus chegaram no sábado (20) em Maringá, enviados pelo Governo do Paraná, após solicitação do prefeito Ulisses Maia e do Secretário de Saúde, Marcelo Puzzi. Entre os aparelhos estão sete respiradores e dez monitores cardíacos, primordiais para melhorar o atendimento dos pacientes que estão sendo internados.

Eles serão usados em leitos que estão sendo instalados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul que desde dezembro, já atende pacientes com sintomas da covid-19. Segundo Marcelo Puzzi, os novos aparelhos são essenciais para dar tratamento mais humanizado neste momento em que houve transformação nas condutas  dos pacientes com coronavírus. “Em geral, quase a totalidade dos pacientes era formada por pessoas idosas. Hoje, boa parte é de pessoas entre 35 e 60 anos e precisa ficar em respiradores. Os pacientes chegam ao hospital debilitados e, como a doença está evoluindo rapidamente, em muitos o quadro infeccioso piora e há necessidade de intubação. A ação do vírus é rápida e imprevisível”, ressalta o médico.

O Hospital Universitário também doou equipamentos para a cidade, são rês respiradores. “Com estes equipamentos, do Governo do Estado e do HU, teremos condições de criar uma sala de emergência, que será um ambiente intermediário, para atender os pacientes menos graves”, afirma Puzzi.

Sair da versão mobile